Noah Podolefsky é PhD em física, pela Universidade do Colorado e pesquisador do projeto PhET. Suas pesquisas são concentradas na área de analogia e representações, particularmente em simulação de computador educacional. Em sua palestra no ESUD, Noah vai discutir como os aplicativos desenvolvidos no PhET podem ser ferramentas interessantes no processo de ensino e aprendizagem na Educação a distância (EAD).
As simulações podem ajudar alunos, que não tem acesso a laboratórios ou recursos similares, se engajarem na investigação cientifica além de facilitar a comunicação entre eles e os professores. Outra característica relevante do PhET para a EAD é que as simulações funcionam bem em computadores com baixo desempenho.
Além disso, é um software livre e as simulações podem ser baixadas da internet e instaladas gratuitamente, possibilitando seu uso onde os alunos não possuem conexão com a internet.
A palestra de Noah terá tradução simultânea para todos os participantes.
O Projeto PhET
O PhET é considerado um dos maiores projetos de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Nele são criadas simulações educacionais de alta qualidade. São softwares aplicativos que podem ser acessados pela internet. As mais de 100 simulações de fenômenos físicos produzidas pelo programa estão traduzidas em mais de 50 idiomas, incluindo português.
Criado pelo Prêmio Nobel de Física de 2002, Carl Wieman, da Universidade de Colorado, o programa desenvolve animações interativas para o ensino de física, biologia, ciências da terra, matemática e outros em todos os níveis de ensino. As atividades são criadas através de applets educacionais que simulam fenômenos físicos de maneira divertida, interativa e baseada em pesquisa. Através de animações, as simulações mostram ao aluno o que é invisível ao olho humano com uso de gráficos e controles intuitivos. A idéia é ajudá-lo a estabelecer conexões entre os fenômenos da vida real e a ciência básica.
Além de produzir as simulações, a equipe do PhET realiza avaliações da eficiência dos applets desenvolvidos. Com estes resultados é feito um sistema de classificação no site do programa que indica que nível de teste foi completado em cada simulação.
Mais informações sobre o Projeto PhET você encontra no site www. phet.colorado.edu/pt_BR/