Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) promove no próximo dia 26 de julho, terça-feira, às 16h, mais uma edição do Biblioteca Fazendo História. Com o tema “As 10 Maiores Batalhas Brasileiras”, matéria de capa da edição 70 da RHBN, o debate vai discutir as batalhas mais importantes para a história nacional, levando em consideração pontos relevantes da cultura militar e os diferentes tempos históricos que ocorreram. O evento terá a participação do professor Francisco Carlos Teixeira e do historiador Adler Homero Fonseca de Castro.
O debate será realizado no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional e terá transmissão pelo site www.institutoembratel.org.br e acompanhamento, em tempo real, pelo twitter da revista (@rhbn). A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a certificados de participação que podem ser utilizados por alunos e professores como horas de atividades complementares.

Os palestrantes

Francisco Carlos Teixeira é professor titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ e professor da Escola Superior de Guerra e da Escola de Guerra Naval. Teixeira também é autor de diversas obras como: “Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX” e o “O Século Sombrio”.

Adler Homero Fonseca de Castro é historiador e conselheiro-curador do Museu Militar Conde de Linhares e assina o artigo sobre a Batalha de Porongos na edição 70 da RHBN.

O evento

Biblioteca Fazendo História é uma série de debates mensal realizada pela Revista de História da Biblioteca Nacional, cujo objetivo é discutir temas relevantes da História do Brasil abordados em cada edição da revista.

A revista

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz a cada mês reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação é mensal e distribuída em bancas de todo o país. Seu conselho editorial é formado por Alberto da Costa e Silva, Caio César Boschi, João José Reis, José Murilo de Carvalho, Laura de Mello e Souza, Lilia Schwarcz, Luciano Figueiredo, Marcos Sá Corrêa, Marieta de Moraes Ferreira, Ricardo Benzaquen e Ronaldo Vainfas.

Serviço

Biblioteca Fazendo História. Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Dia 26 de julho, às 16h. Informações: (21) 2220-4300, ramal 215. Inscrições no próprio local. Entrada franca, com direito a certificado de participação.