Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
guimaraes-rosaLiteratura, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia... Essas são apenas algumas das inúmeras áreas do conhecimento que norteiam a vasta e rica obra de um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. “Guimarães Rosa em perspectiva interdisciplinar” é o tema do IV Seminário Rosiano, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. A programação deste ano ocorre entre os dias 29 e 30 de junho e ainda está recebendo inscrições, apenas como ouvinte.
Segundo o coordenador do evento, professor Sílvio Holanda, o tema deste ano para o Seminário foi escolhido porque a crítica sobre Guimarães Rosa demonstra, cada vez mais, uma excepcional abertura de sua obra para o diálogo com outras disciplinas, dentro e fora do campo literário. “Essa temática se propõe como desafio aos participantes do Seminário, um convite à análise das muitas veredas que cercam o sertão rosiano, caminhos que percorrem diferentes áreas do conhecimento, como a História, a Filosofia, a Antropologia, a Sociologia, os Estudos Culturais, a Cinematografia, as Artes Plásticas, entre outras”, explica.

Entre as atividades previstas para o IV Seminário Rosiano estão conferências, sessões de comunicação, minicursos e lançamento de dois livros: A contradança poética: poesia e linguagem em Cara-de-Bronze, de Carlos Dias, e Intérpretes do mundo-sertão: literatura e sociedade na recepção crítica de Grande Sertão: Veredas, de Everton Teixeira. A programação completa do Seminário pode ser acessada no blog oficial do evento, no qual também está disponível para download o caderno de resumos das apresentações de trabalhos inscritos.

Programação – A conferência de abertura terá como tema “Guimarães Rosa, entre o arquivo e a obra” e será ministrada pela professora convidada Maria Célia Leonel, da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Em seguida, o professor Sílvio Holanda fala sobre “Literatura e música: Richard Wagner e a crônica de Guimarães Rosa”. A programação ocorrerá no auditório do Centro de Capacitação da UFPA (Capacit). Nos dois dias, haverá sessões de comunicação, além dos minicursos “Guimarães Rosa e o Romance de 30” e “De repente desce um canto: Maria Bethânia interpreta Guimarães Rosa”.

Histórico – Os seminários em torno da obra de Guimarães Rosa são realizados desde 2008, como parte da agenda de atividades do Projeto Estudos Estético-Recepcionais acerca da Literatura de Língua Portuguesa: Guimarães Rosa (EELLIP), coordenado pelo professor Sílvio Holanda, e com vínculo ao Mestrado em Letras da UFPA. Desde então, os encontros, que ocorrem sempre em junho, proporcionaram: a divulgação da pesquisa científica local; o contato com pesquisadores de excelência acadêmica reconhecida, a exemplo de Marlí Fantini (UFMG), Claudia Soares (UFMG), Telma Borges (Unimontes) e Maria Célia Leonel (Unesp); e publicações acadêmicas, como o livro Guimarães Rosa: novas perspectivas (2010), uma coletânea de textos que reuniu nomes como os de Benedito Nunes e Aurora Bernardini.

Serviço -

As inscrições para o IV Seminário Rosiano podem ser feitas via depósito bancário (Banco do Brasil; Ag. 3702-8; Conta corrente 409986-9); na sala 3 do Mestrado em Letras da UFPA – Campus Básico; ou ainda no primeiro dia do evento, 29.06, no hall do auditório do Centro CAPACIT. Mais informações aqui.

Assessoria de Comunicação da UFPA