É com esse propósito que a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) promoverá, nesta sexta-feira, dia 27 de maio, no auditório da Fundação de Seguridade Social (Ceres), das 9h às 11h, um workshop com o vice-chefe do Departamento de Cooperação Tecnológica Internacional e Clusters do Instituto para Inovação e Tecnologia (Institute for Innovation and Technology - iit) e VDI/VDE Innovation + Technik GmbH (VDI/VDE-IT), Helmut Kergel. Ele apresentará a metodologia ANIS para análise de sistemas de inovação.
O Instituto conduziu um estudo com foco no mapeamento do sistema de inovação da capital do Amazonas entre julho e setembro de 2010, uma iniciativa da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi/Nepi), com apoio de parceiros locais e co-autores. Mais de 50 formuladores de política e especialistas em inovação de Manaus contribuíram para o a realização do Relatório de Determinantes do Sistema Local de Inovação da cidade.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação da Fucapi, Guajarino de Araújo Filho, o objetivo do encontro é apresentar a metodologia a atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e incentivar a replicação da metodologia deste trabalho em outras cidades. "A ideia é alavancar a capacidade local de inovação de forma organizada, adaptando a metodologia a cada região", completa.
A parceria com a ABIPTI surgiu da necessidade de ouvir as entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EDPIs), representadas pela associação. Na opinião de Guajarino, como resultado, surgirá um conjunto de informações que servirão como orientação e enriquecimento da agenda de trabalho da instituição.
"Quando vários atores do SNCTI participam das discussões de um projeto, ele é muito mais representativo. Houve um grande esforço de mobilização de atores de CT&I com diversidade de instituições localmente significativas - e outras nacionais que impactam diretamente em Manaus - para que estivessem presentes colocando chancela no estudo".
Para a presidente da ABIPTI, Isa Assef, estudos como esse fortalecerão o apoio na definição de políticas públicas que permitam ao setor produtivo canalizar investimentos em programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento. "Um marco regulatório eficiente, por exemplo, é um dos principais anseios das EPDIs, uma vez que facilitará os investimentos em inovação", ressalta.
O workshop é aberto a todos os representantes do SNCTI e demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site http://www.abipti.org.br/Workshop/.
Sobre o estudo
O estudo, feito em três meses, mapeou as fortalezas e as fraquezas do sistema local de inovação de Manaus. Seis instituições formaram o grupo que liderou o projeto, entre instituições públicas e privadas, associações de classe e empresariais.
A abordagem ANIS está alinhada com a tendência de estudos baseados em indicadores. Os dados quantitativos são obtidos por meio de entrevistas com especialistas. A comparação entre os determinantes dos diferentes níveis permite a identificação de áreas prioritárias que requerem uma potencial intervenção para o fortalecimento do Sistema Nacional ou Local de Inovação.
O estudo na íntegra está disponível no link http://www.abipti.org.br/Workshop/Relatorio_ANIS.pdf.
Inscrições: http://www.abipti.org.br/cms_exel/index2.php?option=com_ckforms&view=ckforms&id=22&Itemid=78
Serviço:
Workshop "Metodologia ANIS para análise de sistemas de inovação"
Data: 27 de maio
Horário: 9h às 11h30
Local: Fundação de Seguridade Social (Ceres)
Endereço: SHCN-CL 202 Bl. C - Cep:70832-535 - Brasília-DF
Inscrições: http://www.abipti.org.br/Workshop/
Informações: (61) 3348-3128
Assessoria de Imprensa
Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI)