Douglas Dean Osheroff é professor de Física na Universidade de Stanford, Estados Unidos. A pesquisa, realizada em seu doutorado, levou-o à descoberta da superfluidez do Hélio 3, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física, em 1996, compartilhado com dois outros cientistas. O pesquisador deveria vir a Belém participar do II Simpósio Amazônico de Física, mas compromissos em Stanford só permitiram sua visita na semana seguinte.
A palestra acontecerá no Centro de Convenções da UFPA, no dia 10 de junho, às 10h. Será proferida em inglês, com tradução simultânea para o português. A entrada é franca, e o evento é voltado não só para a comunidade acadêmica, mas também para todos que estiverem interessados.
II Simpósio - A UFPA sedia, a partir do próximo dia 31 de maio, o II Simpósio Amazônico de Física, cujo foco estará nos Modelos Análogos à Gravitação, 30 anos após sua descoberta. O evento está sendo organizado por professores de seis países, incluindo Luís Crispino e Ednilton Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA.
Durante os quatro dias de evento, a programação inclui palestras, mesas-redondas, e comunicações orais. Entre os convidados, estão professores de Universidades do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Chile, Alemanha, México, Coreia do Sul, Itália, Nova Zelândia e Canadá. As inscrições já estão encerradas, e a relação dos cerca de 350 inscritos pode ser confirmada no site do evento.
Mais Informações: http://www2.ufpa.br/ppgf/ASP2011.htm
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA