Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unila-logoJá estão abertas as inscrições para a Cátedra Latino-Americana León Cadogan de História, Sociedade e Cultura Guarani. Promovida pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados da UNILA, a cátedra será fundada pelo antropólogo e pesquisador da cultura guarani, Bartolomeu Meliá. O evento será realizado dos dias 7 a 9 de junho, das 8h30 às 12h, no Auditório César Lattes, no PTI. As vagas são destinadas a professores e alunos dos programas de pós-graduação.
As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento do formulário  no LINK.

Os alunos de graduação da UNILA não precisam se inscrever na Cátedra. O professor Bartolomeu Meliá fará uma conferência para os estudantes na mesma semana da Cátedra. O evento conta com o apoio do PTI do Paraguai.

O catedrático

Nascido na Espanha o padre jesuíta e antropólogo espanhol, Bartolomeu Melià, radicou-se no Paraguai em 1954. Desde então, ele vem se especializando em estudos da língua e história do povo guarani. Fez doutorado na Universidade de Estraburgo onde apresentou a tese A criação de uma linguagem cristã nas Missões dos guarani no Paraguai, tornando-se discípulo e colaborador do estudioso de etnias autóctones, León Cadogan.

Melià também foi professor de Etnologia e Cultura Guarani, além de presidente do Centro de Estudos Antropológicos da Universidade Católica de Assunção, onde desenvolveu pesquisas nas áreas de etnohistória e etnolinguística.

Atualmente o catedrático participa de programas de Educação Intercultural bilingue, no Paraguai, Bolívia e Argentina, e é membro da Comissão Nacional de Bilinguismo do Paraguai.


Cátedra León Cadogan de História, Sociedade e Cultura Guarani
7, 8 e 9 de junho, das 8h30 às 12h
Auditório César Lattes, Parque Tecnológico Itaipu
Inscrições aqui