Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ucpel_logoEla chegou agradecendo a oportunidade de voltar à instituição que considera “sua casa”. E foi igualmente saudada com um agradecimento por aceitar o convite de ministrar a aula inaugural do Programa de Pós- Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Considerada uma das maiores linguistas do Brasil, a prima do recentemente falecido escritor Moacyr Scliar, Leonor Scliar-Cabral, esteve na Universidade nesta quinta-feira (05) e conversou com o público sobre a psicolinguística aplicada ao contexto da aquisição de línguas.
Usando como ponto de partida o que chamou de formulação ampliada do modelo de competição, Leonor comparou a maneira como o indivíduo aprende os idiomas, conforme sua faixa etária. De acordo com ela, a aprendizagem é visualizada como um processo de ressonância baseado nos conflitos. Enquanto crianças falantes nativas do inglês estão aprendendo sua primeira língua no mesmo momento em que começam a ter conhecimento sobre o mundo como um todo, quem é falante nativo do português-brasileiro e decide aprender inglês já na fase adulta, por exemplo, enfrenta mais dificuldades de adaptação ao segundo idioma.

“Os infantes dispõem de um cérebro altamente maleável, que ainda não foi alocado para outras tarefas, por isso faz pouco sentido tentar desenvolver modelo unificado para aquisição da primeira e da segunda língua”, disse Leonor.

Reconhecimento

A convidada do PPGL é doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), professora emérita da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) e tem pós-doutorado pela Universidade de Montreal. Com mais de 120 artigos e periódicos publicados, Leonor já escreveu 47 livros não só na área de linguística, mas também sobre literatura. A obra “Sagração do Alfabeto” ficou entre as 10 melhores da categoria Poesia do Prêmio Jabuti 2010, a mais importante premiação da literatura brasileira.

Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel