
O evento marca o início da série Diálogos Estratégicos Brasil - Estados Unidos, que consiste em uma série de palestras de norte-americanos no Brasil e de brasileiros nos Estados Unidos em áreas mutuamente benéficas às comunidades acadêmicas dos dois países. A ação faz parte do Memorando de Entendimento assinado por ocasião da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, em março. Com três anos de duração, o programa prevê a realização, a cada ano, de três eventos no Brasil e três eventos nos Estados Unidos.
A presidente-substituta da Capes, Denise Neddermeyer, destacou a importância da parceria entre a fundação e a comissão Fulbright, que propicia várias oportunidades de intercâmbio e de bolsa de estudos para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais brasileiros e norte americanos em todas as áreas do conhecimento. "Congratulo a todos por essa nova iniciativa que se concretiza agora, de uma forma tão rápida. Esse evento marca não só o início desse programa [Diálogos Estratégicos Brasil – Estados Unidos], que é inovador, mas também representa um novo momento nas relações da Capes com a Fulbright", disse.
Também estiveram presentes a conselheira para assuntos de imprensa, educação e cultura da Embaixada dos Estados Unidos da América e presidente do conselho de diretores da Comissão Fulbright, Adele Ruppe; o diretor-executivo da Comissão Fulbright, Luiz Valcov Loureiro; e o professor e ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Roberto de Almeida, que participou como moderador. Após as apresentações, foi aberto espaço para debate entre os participantes e os palestrantes.
Conheça os projetos de cooperação internacional da Capes com os EUA.
Assessoria de Imprensa da Capes