Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
abipti-isa-assefO tema Excelência na Gestão esteve em foco na última semana no auditório da Embrapa Cernagen, em Brasília (DF). Institutos de pesquisa e representantes do cenário da ciência, tecnologia e inovação participaram do Seminário “Em Busca da Excelência na Gestão”, nos dias 29 e 30 de março, encontro promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).
O evento foi o pontapé inicial para o Ciclo 2011/2012 do Programa Excelência na Gestão (PEG), um dos principais serviços oferecidos pela instituição, à disposição dos seus mais de 200 associados e entidades parcerias. O objetivo é aprimorar as práticas de gestão dos institutos de pesquisa do país para torná-las ainda mais competitivos. 

Criado há 12 anos, o PEG já contemplou cerca de 120 instituições brasileiras. O Seminário de lançamento do programa foi a oportunidade para os institutos que participaram do Ciclo 2010 apresentarem boas práticas de sucesso. A ideia é que os processos demonstrados possam servir como modelo para outras instituições.

Para a presidente da ABIPTI, Isa Assef, a capacitação é um fator importante diante das novas demandas que tem como tônica a inovação. “Se somarmos o capital intelectual existente nos institutos de tecnologia do nosso país, se jogarmos toda nossa competência a serviço da C&T, certamente estaremos exercendo um grande papel de cidadão brasileiro, responsáveis pelo crescimento e evolução da setor no Brasil”, concluiu.

A abertura do evento contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antônio Rodrigues Elias, que mencionou a Política de Desenvolvimento para Competitividade como um dos eixos centrais do novo Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti 2011-2014). “O MCT está elaborando novos conceitos, premissas e procedimentos para o que chamamos de fase 2 da política de ciência e tecnologia”, completou.

Sobre o mesmo tema, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, informou durante o evento que está em curso um processo para alterar as leis básicas que regem o órgão (5966/1973 e 9933/1999). A modificação dará maior flexibilidade nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Espera-se com a alteração, posicionar o Inmetro como um agente fundamental de apoio à competitividade a partir de três eixos básicos: defesa comercial; ampliação dos serviços disponíveis para as empresas nacionais; e apoio à inovação”, completa. 

Encerramento

No último dia do evento, o assessor de Gestão e Conhecimento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Filipe Cassapo, apresentou a palestra Inovação nas Indústrias e Institutos de Pesquisa. Ele ressaltou que a capacidade de gerar conhecimento é uma questão de diálogo e de relacionamentos sociais.

Para isso, complementou o especialista, é fundamental manter o exercício de aproximação entre todos os atores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia – universidades, empresas, fornecedores, indústria, investidores públicos e privados, terceiro setor, além da própria sociedade.    “Os   institutos de pesquisa são o elo fundamental da inovação na conversão do conhecimento em serviços e produtos para as empresas. E nesse propósito, a excelência na gestão garante a qualidade de todos os processos”.

Informações sobre o programa estão disponíveis no link: http://abipti.clientes.bluestarsistemas.com.br/abipti/sistema/


Sobre a ABIPTI

A Associação Brasileira das Institutituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), com sede em Brasília, Distrito Federal, foi criada para representar e promover a participação das instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no estabelecimento e na execução da política de desenvolvimento nacional. Com mais de 200 associados, está presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação. A presidente da Fundação Centro Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), em Manaus/AM, Isa Assef, está à frente da ABIPTI há dois anos. Em 2010, ela venceu, em assembleia, seu segundo mandato, depois de exemplar administração como presidente da associação.

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, a ABIPTI possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de Secretários Municipais da Área de C&T. A Associação atua em atendimento a demandas do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas agências  - a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Imprensa
Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI)