O objetivo precípuo do encontro está relacionado com a formação de recursos humanos preparados para os desafios que se apresentam, de um lado com o inevitável desenvolvimento da indústria nuclear e de outro com a proteção ambiental que viabilize esse processo.
Como é do conhecimento geral, em São Carlos existe um amplo sistema universitário, composto pelo Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo e pela a Universidade Federal de São Carlos, além de outras instituições privadas de ensino universitário. Existem também duas unidades da Embrapa e parques tecnológicos, aglutinando empresas de tecnologia de vanguarda.
A iniciativa tem como alvo a comunidade universitária e empresarial (mas pretende também contribuir para a população em geral), fornecendo uma visão cientificamente correta das vantagens do uso de processos nucleares para a geração de energia elétrica.
O tema do primeiro encontro foi centrado em repositórios geológicos definitivos enquanto que o presente pretende focalizar o armazenamento de médio prazo, reaproveitamento do combustível e segurança ambiental de instalações nucleares em geral.
A participação da comunidade técnico-cientifica é fundamental, não somente na forma de apresentações, palestras e debates, mas também propondo temas correlatos e áreas de interesse.
O convite à participação no evento se estende ao setor industrial, principalmente no tocante as possibilidades profissionais para os estudantes das engenharias, física, química e matemática.
Coord. Assessoria de Comunicação
IFSC-USP