Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
atomo_elettroniO Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) promoverá, entre 21 e 23 de fevereiro, a primeira edição do Workshop de Astrofísica de Partículas, um evento internacional realizado em comemoração ao Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (abril-2010 a março-2011). O evento, direcionado a alunos de pós-graduação e inteiramente gratuito, pretende reunir especialistas de várias áreas do conhecimento para discutir os resultados dos experimentos mais recentes realizados na área de Astrofísica de Partículas, e traçar diretrizes para as próximas gerações de experimentos.
Também serão discutidas possíveis medidas para expandir e aprimorar o Observatório Pierre Auger, na Argentina, maior instalação do mundo voltada à pesquisa das partículas energéticas geradas em objetos astrofísicos e que chegam à Terra, da qual o IFSC é membro, e a construção de outro observatório, o CTA – Cherenkov Telescope Array, um conjunto de telescópios a ser localizado também na Argentina voltado à investigação da radiação gama (o tipo de luz de mais alta energia no Universo).

Ainda, o workshop trará a discussão da inovadora idéia chamada “ANDES Underground”, uma proposta da Argentina e do Chile que se baseia na construção de um túnel subterrâneo na Cordilheira dos Andes, já que o espaço subterrâneo de grandes montanhas é um lugar muito apropriado para experimentos com partículas devido à ausência de ruídos que possam “poluir” os dados. O evento, portanto, destaca-se em importância, pois estará incumbido da tarefa de designar, através de discussão entre os maiores especialistas da área, os passos futuros da Astrofísica de Partículas.

Esta área é reconhecida como uma área extremamente multidisciplinar, principalmente pelo fato de envolver dois extremos da Física: o microscópico, com as partículas, e o macroscópico, que são as fontes do Universo. É por essa razão que a área necessita de diversos tipos de especialistas. A construção de um experimento requer, por exemplo, profissionais dedicados à construção do detector, outros profissionais especializados no estudo de partículas de alta energia (Física de Partículas), e ainda outros que entendam da geração dessas partículas no interior dos astros que as produziram (Astrofísica). Desta forma, pode-se dizer que existe inúmeras possibilidades para o envolvimento com o estudo do que se chama hoje por Astrofísica de Partículas.



IFSC, que é reconhecido como portador de um grande potencial de desenvolvimento da área, sediará o evento por iniciativa do docente Luiz Vitor de Souza Filho, membro do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do Instituto e participante de três importantes projetos de pesquisa na área de Astrofísica de Partículas: o Observatório Pierre Auger, o CTA (Cherenkov Telescope Array), e o KASCADE-Grand Experiment (voltado à investigação da composição primária de raios cósmicos).

Com essa oportunidade, espera-se incentivar a organização de outros eventos na região, agregando mais professores e despertando o interesse dos alunos, inclusive de outras áreas. “E, claro, esperamos tornar esse evento permanente, a ser realizado a cada dois anos”, completa o professor Souza Filho.

Entre os seminários da programação, o professor destaca as abordagens de dois experimentos de medida de matéria escura, que é um dos assuntos mais comentados hoje em Física, em parte por ainda se tratar de um grande mistério. Esse tipo de matéria não emite luz, e suspeita-se de sua presença no Universo devido aos efeitos gravitacionais que causa em matérias visíveis e luminosas como estrelas. “Pelo fato da comunidade científica não saber exatamente o que é a matéria escura, haverá convidados falando de detecções diretas dessa matéria, em experimentos feitos aqui na Terra, e outros falando de satélites feitos para buscá-la em ambientes astrofísicos”, explica o docente.

Também ocorrerá um seminário de Gerhard Jacob, pesquisador alemão que hoje se dedica à política científica, mais especificamente à área de cooperação internacional, que irá discutir os principais feitos da colaboração entre Brasil e Alemanha em Ciência e Tecnologia. Além dele, estará presente Peter Biermann, pesquisador de renome que investiga Raios Cósmicos, e Eduardo do Couto e Silva, vice-diretor do Centro de Operações Científicas do telescópio principal do Observatório GLAST da NASA (rebatizado de Fermi Gamma-ray Space Telescope), que acaba de produzir uma leva de resultados significativos. Muitos outros convidados de renome estarão ainda presentes ministrando palestras durante os três dias evento, e será realizada uma sessão de pôsteres de alunos que desenvolvem pesquisas na área.

Aproveite para ver a programação na íntegra e fazer sua inscrição na página do evento: http://www.astro.ifsc.usp.br/workshop.php

Assessoria de Comunicação
IFSC-USP