Descobertas recentes da área de cosmologia sugerem que a distribuição de matéria escura e de matéria visível nas galáxias traz indicações sobre a natureza da matéria escura (cuja composição ainda é desconhecida) e sobre os processos de formação de estruturas no Universo. Essas questões são o enfoque da DMAW.
“Esta iniciativa procura ser uma forma completamente nova de comunicar resultados considerados importantes e decisivos de uma comunidade reduzida (cientistas trabalhando no campo de estrutura galáctica) para uma comunidade maior e às vezes mais conservadora (cientistas que pesquisam matéria escura em astrofísica, física de astropartículas e cosmologia)”, afirmou Paolo Salucci, professor de Física das Galáxias na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA/Itália) e coordenador do evento.
Além de Salucci, a organização da DMAW conta com especialistas como Ken Freeman (Australian National University – Canberra), Vera Rubin (Carnegie Institution – Washington), Albert Bosma (Observatoire de Marseille), Carlos Frenk (Durham University) e Elena Aprile (Columbia University).
“O curioso é que será um evento global, acontecendo em cerca de 150 institutos durante a semana”, explicou Rubens Eduardo Garcia Machado, doutor em Astronomia pelo IAG/USP. Os institutos participantes, espalhados em mais de 50 países, promovem palestras entre os dias 1 e 8 de dezembro. Machado apresentará o seminário “Dark Matter in galaxies” no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP no dia 1º de dezembro, às 14:00.
Serviço
Seminário: “Dark matter in galaxies”
Quando: dia 1º de dezembro, às 14:00
Onde: Auditório G do IAG/USP (Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária – São Paulo/SP)
Informações: (11) 3091.2800
Não é necessário fazer inscrição.
Informações sobre a Dark Matter Awareness Week: http://www.sissa.it/ap/dmg/
Comunicação - IAG/USP