A data foi escolhida por coincidir com a morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. Este dia celebra a resistência do negro à escravidão em solo brasileiro. A data é festejada desde a década de 1970, tornando-se parte do calendário da Educação Nacional com a Lei 10639/03. A semana é um espaço voltado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A programação do evento consta de conferências, palestras e mesas-redondas. Entre os temas a serem discutidos, estão “Educação no continente Africano”, “O papel do continente Africano na sociedade global”, “Inserção do Negro no mercado de trabalho”, “Cotas Universitárias”, “Descrição”, “Identificação de Etnias”, “Intolerância religiosa”; “Moda e Beleza Africana.”
Para participar da Semana, não é necessário realizar inscrições. O evento é aberto ao público. As atividades ocorrerão em diversos lugares dentro do Campus, o principal deles é o auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A programação é coordenada pela professora Eleanor Palhano, da Casa Brasil África, a qual também ministrará a palestra “Forma de Manifestação de Racismo na Sociedade Paraense”.
Confira aqui a programação completa.
Assessoria de Comunicação da UFPA