O evento é uma forma de capacitar pessoas a produzirem conteúdo educativo para o celular. “Pretendemos que os participantes se apropriem das técnicas da produção de vídeos para celular e que depois utilizem essa tecnologia na sala de aula. O objetivo é melhorar a qualidade no ensino e a formação de professores a partir da tecnologia”, explica a professora da UFPA e coordenadora do circuito, Kalynka Cruz.
Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Flávio Nassar, o Circuito Telinha na Escola é uma maneira de “consolidar a parceria da UFPA com a Vivo e começar a treinar pessoas para produzirem conteúdos novos para o Projeto UFPA 2.0”. Ainda para o professor, uma mudança na educação só é possível com “novos conteúdos e espaços, dos quais todos possam ser autores ativos e não apenas consumidores passivos de informação."
Estão participando do circuito alunos da Faculdade de Comunicação da UFPA; docentes de várias áreas, como Letras, História e Geografia; e alunos de pós-graduação vinculados aos cursos da Universidade.
Os participantes são divididos em duas turmas, uma funcionando pela manhã e outra, pela tarde, no campus da UFPA, no bairro do Guamá. A turma matutina é formada por alunos de Jornalismo; e a equipe vespertina, pelas demais categorias. Segundo a professora Kalynka Cruz, capacitar jornalistas é importante, pois “eles poderão, assim, contribuir para formar mais educadores.”
Na sexta-feira, à tarde, na Reitoria da UFPA, os vídeos produzidos no circuito serão disponibilizados por meio de Bluetooth. As pessoas que passarem pelo prédio poderão fazer o download gratuito dos vídeos em seus celulares.
Serviço:
Circuito telinha na escola
Local: Centro de eventos Benedito Nunes, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, campus da UFPA, Guamá.
Horários: Manhã e tarde
Assessoria de Comunicação da UFPA