Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Entre os dias 17 e 19 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o 2º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC). O evento pretende reunir os grupos de pesquisa que atuam nessas áreas no País e possibilitar a socialização dos conhecimentos produzidos. As inscrições no evento podem ser feitas até o início do Encontro pelo site www.ebbc.ufscar.br. O Encontro promoverá mesas-redondas, palestras, workshop, sessão de pôsteres e sessões técnicas. Os trabalhos devem tratar sobre Bibliometria, usada para analisar a atividade científica ou técnica pelo estudo quantitativo das publicações, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de indicadores cada vez mais confiáveis.
Os indicadores podem ser definidos como os parâmetros utilizados nos processos de avaliação de qualquer atividade. A Cientometria, por sua vez, estuda os produtos e resultados do processo de produção científica, o que inclui todo tipo de análises quantitativas da ciência baseando-se em fontes referentes à organização da produção do conhecimento.

Além da característica multidisciplinar, essas áreas são compostas de um pequeno e disperso número de grupos de pesquisadores, trabalhando, na maior parte dos casos, de forma isolada ou com baixa interação. Em 2008, a primeira edição do EBBC surgiu como estratégia para reunir e socializar os diferentes grupos de pesquisa e servir de experiência preparatória para a International Conference of the International Society for Scientometrics and Informetrics, que aconteceu no Brasil, em 2009.

Neste 2º EBBC pretende-se reunir novamente os pesquisadores para dar continuidade às discussões sobre os avanços e lacunas da área no País e no mundo. O 2º EBBC é promovido pela UFSCar e pela UFRJ e as atividades serão desenvolvidas no campus São Carlos da UFSCar. Informações completas sobre o evento estão no site www.ebbc.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos