O objetivo dos eventos é enriquecer o conhecimento, a pesquisa e a interação entre os docentes, discentes e pesquisadores na área da Matemática. Segundo o professor Mauro de Lima Santos, eventos dessa natureza são importantes, pois, a partir da integração entre professores, pesquisadores e alunos, são “suplantadas as barreiras da pesquisa em Matemática, na Amazônia.”
Os dois eventos contam com uma programação baseada em palestras, plenárias e minicursos. O II EEMUFPA abordará vários temas, como cardinalidade de conjuntos, números p-adicos e a matemática aplicada na solução de problemas ambientais.Já o Encontro Nacional trará plenárias e minicursos de pesquisadores renomados internacionalmente, como o professor Julio Rossi, da Universidade de Alicante (Argentina), que ministrará o minicurso "Games that PDE people like to play" (Jogos com equações parcialmente diferenciais que as pessoas gostam de jogar- tradução livre).
Abertura – Os eventos iniciaram nesta segunda-feira, 7. Da mesa de abertura, participaram a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas; o diretor do ICEN, professor Mauro de Lima Santos; o diretor da Faculdade de Matemática, professor Geraldo Mendes de Araújo, o coordenador do EEMUFPA, professor João Pablo Pinheiro; o diretor do Curso de Matemática a Distância, professor Augusto Cesar; o diretor de Pesquisa da PROPESP, Pedro Walfir; e a aluna Odeônia Portela, do Curso de Matemática .
Para a professora Marlene Freitas, o evento mostra o compromisso de todos os alunos, servidores técnico-administrativos e professores, que construíram o Curso de Matemática, em fortalecer essa ciência “presente em todos os momentos de nossas vidas”.
Assessoria de Comunicação da UFPA