O artigo utilizou os dados das 25.780 (vinte e cinco mil setecentas e oitenta) espécies classificadas pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e constatou que um quinto dos vertebrados está ameaçado de extinção: a cada ano, em média, 52 espécies estão cada vez mais perto de serem extintas. Em contrapartida, o estudo mostra, também, que a conservação das espécies vem sendo bem sucedida, uma vez que se tais ações não estivessem sido feitas, a deterioração estaria em patamares bem maiores. E alerta: os esforços atuais necessitam ser ampliados, pois são insuficientes na compensação sobre os principais fatores que afetam a biodiversidade, como a expansão agrícola, a expansão madeireira, a superexploração e as invasões de espécies exóticas.
A revista Science é uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo. É publicada pela AAAS (American Association for the Advancement of Science)e seus artigos são submetidos ao processo de revisão e avaliação e um ou mais especialistas no assunto. Possui tiragem semanal de 130 mil exemplares, além das consultas online, o que eleva o número estimado de leitores a um milhão.
A Conferência da ONU sobre Biodiversidade foi a décima edição da Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-10). No encontro, que se encerra amanhã (29), representantes de 193 países avaliam as metas de preservação ambiental assumidas para 2010 e definem os novos objetivos até 2020.
UCB Assessoria de Comunicação