Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor, Joaquim Clotet, pró-reitores, diretores, professores e estudantes da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi), e representantes da ABen/RS e de classes da categoria, entre outros. Clotet evidenciou a contribuição e dedicação de Florence ao atendimento e bem-estar dos pacientes. Ela ficou conhecida na história pelo apelido de "a dama da lâmpada", e por servir-se de uma lamparina para melhorar a iluminação enquanto auxiliava os feridos durante a noite. O Reitor ainda destacou a importância do serviço dos profissionais da saúde também na atualidade.
"A estudante do quarto semestre do curso de enfermagem Kamyla Lameira Vieira, recebeu os visitantes usando indumentárias semelhantes às de Florence. A ideia foi homenagear e destacar a memória histórica da profissional que nasceu em Florência (Itália) e atuou no período entre guerras, no século 19, melhorando as condições dos hospitais civis e militares.
A mostra pode ser visitada até maio de 2011 e pretende abordar de forma diferente a história da enfermagem. Localizada no segundo pavimento, a exposição exibe a trajetória da enfermagem no Brasil e no mundo, além de apresentar personalidades e teorias científicas que fundamentaram a área da saúde.
Uma boneca em tamanho real de Florence Nightingale compõe o espaço. O visitante, além de ser instigado a praticar ações de cuidados com os idosos e as crianças, poderá interagir com o experimento "Hóspedes Invisíveis", uma casa repleta de habitantes indesejáveis e impossíveis de se identificar a olho nu.
A mostra, comemorativa ao Ano Internacional da Enfermeira, celebra o centenário de falecimento de Florence e os 150 anos de fundação da Escola Florence Nightingale, primeira academia de enfermagem moderna. A exposição é uma parceria entre o MCT, Faenfi e ABen/RS. Informações adicionais pelo site www.pucrs.br/mct.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM