O simpósio será dividido em três painéis: bens e serviços ambientais; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e os desafios ambientais.
A abertura do simpósio será feita pelo diretor do Inpa, Adalberto Luis Val, às 8h30 com o tema “Amazônia: visão geral e desafios”. Val destaca a realização do evento na cidade pela importância que a região Amazônica tem no cenário mundial. “É um momento bastante importante para nós podermos abrigar essa reunião aqui, em Manaus, fundamentalmente para discutir avanços da pesquisa científica geral na Amazônia. A Amazônia teve um avanço muito significativo nos últimos tempos, e isso fez diferença mundialmente”.
Anteriormente ao simpósio, a delegação se reuniu em Manaus neste sábado (23) e domingo (24) para a sua 36ª Reunião Anual da Associação Interciência.
Sobre as entidades
A Associação Interciência é composta de 18 países da América e tem como finalidade a união da científica das Américas com o objetivo de promover o desenvolvimento das nações e o bem-estar de seus povos.
A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do país. A SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, e na popularização da ciência no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)