Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O II Internacional Fórum of Interdisciplinary Ocean Science: Internacional cooperation between french institutions and Unesp (2º Fórum Internacional de Ciência Oceânica: cooperação internacional entre instituições francesas e a Unesp) será realizado nos dias 25 e 26 de outubro no Prédio da Reitoria da Universidade Estadual Paulista. O encontro é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade.
Além de promover discussões de temas na área de ciências do mar, o fórum pretende também estimular a realização de pesquisas de excelência que contribuam para a implantação do Instituto de Estudos Avançados do Mar na Unesp: um olhar para o pré-sal.

O instituto, a ser criado na cidade de São Vicente, no litoral paulista, se propõe a ser referência nacional e internacional na área.

O evento dá continuidade ao I Fórum Internacional de Ciências do Mar, realizado em março, em que foram discutidos projetos em conjunto com instituições da Alemanha, França, Holanda e Brasil. Na ocasião, foi celebrada a implementação do Instituto de Estudos Avançados do Mar.

"A ideia é formar massa crítica com atuação diferenciada em ciências do mar", disse Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Unesp e conselheira da FAPEAP.

De acordo com a programação do evento, no dia 25 serão realizadas 15 palestras, proferidas por pesquisadores de universidades francesas e brasileiras que atuam na área de biologia marinha e ecologia ambiental. No dia 26, os participantes visitarão o local onde foi colocada a pedra fundamental da futura instalação do Instituto de Estudos Avançados do Mar.

Entre os palestrantes estrangeiros convidados estão Bernard Kloareg, diretor de pesquisa da área de Biologia Marinha do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França; Anne Corval, diretora de pesquisa do CNRS da Guiana Francesa; Karine Olu, pesquisadora do Departamento de Estudos dos Ecosistemas do Laboratorie Environnment Profond , e Coralie Botton, presidente de Relações Internacionais do Institut Ecologie et Environnment, ambos sediados na França.

Do Brasil, participarão pesquisadores da Unesp, da Universidade de São Paulo e do Instituto Botânico.

Mais informações: www.unesp.br e (11) 5627-0329.

Agência FAPESP