Segundo ele, os desafios incluem fornecer serviços energéticos para o bem-estar de uma população mundial crescente, facilitar o acesso a formas de energia modernas que permitam à população pobre sair dessa condição, criar um nível razoável de segurança energética e mitigar as mudanças climáticas e seus efeitos.
Johansson é professor de análise de sistemas energéticos da Universidade de Lund, Suécia, desde 1984. Atualmente, leciona no International Institute for Industrial Environmental Economics, do qual foi diretor de 2001 a 2009.
De 1992 a 1996, foi autor líder do Comitê do Segundo Relatório de Avaliação do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas.
A conferência é organizada pelo grupo de Ciências Ambientais do IEA/USP e terá a coordenação de José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP.
O encontro será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, às 15 horas, localizada na rua da Reitoria, 374, térreo, na Cidade Universitária.
O evento terá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 3091-1685, com Inês Iwashita.
Agência FAPESP