De acordo com a corrente cosmológica defendida por Novello - objeto de uma revisão bastante extensa - Bouncing Cosmologies - publicada por ele e Santiago Bergliaffa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2009 na Physics Reports, o universo passa a se expandir após uma fase anterior de colapso em que o volume total de seu espaço atinge um valor mínimo. Essa perspectiva removeria a misteriosa singularidade inicial do universo, além de resolver alguns outros enigmas que dificultam sua compreensão.
À frente, durante muitos anos, do grupo de Cosmologia e Gravitação que criou no CBPF em 1976, Mario Novello lidera um grande número de alunos e colaboradores, contribuindo para difundir em todo o país a pesquisa científica sobre cosmologia e gravitação, e para aumentar o número de físicos com trabalhos na área.
De acordo com a organização do evento, a programação do Simpósio cobre desde a implementação da teoria EM altas energias até as conseqüências observacionais da aplicação do modelo e é dirigida a pesquisadores na área e estudantes de pós-graduação. Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 3 de outubro. Mais informações, no site http://www.cbpf.br/~smnbm/dates_news.html
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Núcleo de Comunicação Social - NCS