O objetivo do Congresso é discutir assuntos relacionados ao clima, à sustentabilidade e à conservação do meio ambiente, evidenciando tanto o papel do homem como o da Amazônia no equilíbrio climático do planeta.
Segundo o professor João Batista Ribeiro, um dos organizadores do evento e docente da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Congresso “é uma forma de acompanhar de perto a discussão a respeito das mudanças climáticas, a forma como somos afetados pelas alterações na paisagem amazônica e mundial e, ainda, a oportunidade de conhecer as aplicações da meteorologia nos diversos ramos de atividades humanas.”
O evento, que acontecerá no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), na capital paraense, terá uma programação composta de oficinas, painéis, workshops, mini-cursos e simpósios, além de entrega de prêmios e passeio pela orla de Belém.
Entre as temáticas abordadas, estão “a Profissão do Meteorologista”; “Agricultura e Sustentabilidade”; “Mudanças Climáticas: Desafios Para o Brasil”; “Política Nacional de Meteorologia” e “Ensino de Meteorologia”. Ao todo, serão apresentados cerca de 150 trabalhos científicos na modalidade oral e 800, no formato de painéis.
Podem participar do Congresso pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação, pós-graduação e de escolas técnicas em Meteorologia e áreas relacionadas ao meio ambiente. Os interessados devem fazer suas inscrições no site do Congresso. “Até agora, já temos mais de 900 inscritos e a expectativa é ultrapassar 1000 participantes”, afirma o professor João Batista Ribeiro.
O XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia é uma realização da Sociedade Brasileira de Meteorologia, em parceria com a UFPA e mais 15 instituições estaduais e nacionais.
Serviços:
XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia
De 13 a 17 de setembro no Hangar
Mais informações no site do evento: www.cbmet2010.com
Assessoria de Comunicação da UFPA