Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucrio-logoNesta quarta-feira, 1 de setembro, às 17h30m, o professor Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford, estará na livraria Carga Nobre, no Campus Gávea da PUC-Rio, para o lançamento do livro Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Recém-lançado pela Editora PUC-Rio, em parceria com a Editora Contraponto, o livro apresenta um debate sobre a crise da representação e coloca o leitor em contato com os principais pensadores da chamada condição pós-moderna e em diálogo com áreas das ciências humanas, como a teoria literária, a historiografia e a filosofia.
Durante a visita ao Rio, Gumbrecht também participa de um seminário internacional, organizado por professores e pesquisadores da PUC-Rio, da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Universidade Federal de Ouro Preto. No dia 1 de setembro, às 10h, ele apresenta na PUC-Rio a conferência Latência pós 1945. No dia seguinte, 2 de setembro, às 9h, o autor ministra a palestra As belas formas de melancolia, na Casa de Rui Barbosa.

O percurso teórico de Gumbrecht estabelece uma tensão entre “presença” e “sentido” a partir de uma incômoda constatação: o ingresso na modernidade custou aos seres humanos nada menos do que a perda do mundo. Tomado por uma confiança nas potencialidades da razão, o sujeito moderno cartesiano não se limitou a ir ao mundo em busca de objetos afeitos ao conhecimento: julgou pertinente transformar o mundo e suas coisas em objeto. Nessa nova relação, o sujeito moderno fica cada vez mais reduzido à condição de produtor de sentido e apartado dos objetos a serem por ele interpretados. Ao marcar o contraste entre presença e sentido, o livro Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir explora como uma “cultura de presença” se diferencia e tensiona uma “cultura de sentido”.

Segundo Marcelo Jasmim, professor de História da PUC-Rio, “Produção de presença continua e sistematiza teoricamente o programa intelectual que Hans Ulrich Gumbrecht persegue, em sua incansável escrita, desde a formulação das ‘materialidades da comunicação’ no início da década de 1980 até suas investigações sobre as alternativas não metafísicas à cultura hermenêutica predominante das ciências humanas”.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL

1 de Setembro

Local: PUC-Rio - Auditório B8 – 8º andar, Ala Frings do Edifício da Amizade, Campus Gávea.



10h – Conferência Latência pós 1945, por Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford)

14h – Mesa-Redonda Latência pós 1945, com os professores da PUC-Rio Marcelo Jasmin, Ricardo Benzaquen de Araújo, Luis Costa Lima e Otávio Leonídio e a doutoranda Elena O’Neill, do Departamento de História da Universidade.

17h30m – Lançamento do livro Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir (Editora PUC-Rio/Contraponto), na Livraria Carga Nobre.



2 de setembro

Local: Fundação Casa de Rui Barbosa

9h – Palestra As belas formas de melancolia, com Hans Ulrich Gumbrecht.

9h40m – Mesa: Melancolia e Forma, com Luis Costa Lima (PUC-Rio), Valdei Lopes de Araújo (UFOP) e Katrin Rosenfield (UFRS).

11h – Mesa: História e Literatura, com Sérgio Alcides (UFMG), Eduardo Sterzi (FAAP/FAPESP), Oliver Lubrich (Universidade de Berlim) e Gustavo Naves Franco (UFOP).

15h – Mesa: A Materialidade como questão, com Pedro Dolabela Chagas (UFVC), Jobst Welge (Universidade Livre de Berlim) e Myriam Ávila (UFMG).

17h – Mesa: Produção de Presença, com Luciana Barroso Gattass (PUC-Rio), Manoel Silvestre Friques (SENAI/Cetiqt) e Milton Machado (UFRJ)


Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio