Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No próximo dia 24 de agosto (terça-feira), das 9 horas às 17 horas, no campus I da PUC-Campinas, acontece o Seminário Memória e Fotografia. Ao longo da programação serão apresentados nove trabalhos em que memória e fotografia dialogam com temas como jornalismo, patrimônio material e imaterial, cotidiano, artes, pictorialismo, contemporaneidade, velhice e família. A palestra de abertura será proferida pela pesquisadora Sandra Koutsoukos, mestre em Artes e doutora em Multimeios. Na oportunidade Sandra falará sobre o tema que dá nome ao seu livro: "Negros no estúdio do fotógrafo. Brasil, segunda metade do século XIX".
O Seminário Memória e Fotografia é promovido pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC - PUC-Campinas) e o Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (CMU-UNICAMP). A atividade integra a programação do Festival Hercule Florence de Fotografia.  

O evento é aberto ao público, com limite de 160 inscritos. Serão emitidos certificados de participação mediante a presença nos dois períodos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Segue a programação completa:

Palestra

9h– Palestra de abertura "Negros no estúdio do fotógrafo. Brasil, segunda metade do século XIX" (Sandra Koutsoukos).

Apresentações

10h– “Fotografia e pesquisa-ação: uma proposta metodológica para o estudo do envelhecer de mulheres na Vila Castelo Branco – Campinas/SP (Maria Lúcia Secoti Filizola)

10h30– “Acervo de jornalista mostra o fim do jornalismo romântico em Campinas” (Nelson Chinalia)

11h– “A produção do jornal comunitário e do fotojornalismo como instrumento de aproximação intergeracional” (Amarildo Carnicel, Danielo Serrano e Carolina Marialva)

11h30– Debate sobre os trabalhos apresentados

12h– Pausa para almoço

14h– “O Arquivo Fotográfico do Centro de Memória-Unicamp" (Cássia Denise Gonçalves)

14h30– "Fotografia e pintura: o acervo fotográfico de Antonio Roseno de Lima" (Marli Marcondes)

15h– “Progresso e ciência agrícola nos álbuns fotográficos da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas – São Paulo: 1900-1920 (Suzana Barretto Ribeiro)

15h30– “Arte, ciência e contemporaneidade nas fotografias urbanas de Andreas Gursky” (Celso Bodstein)

16h– “Memória e cultura: construção, desconstrução do patrimônio histórico” (Maria Cecília Monteiro)

16h30– “Fotografia, classe social e celebração carnavalesca: observações a partir de uma pesquisa que enfrentou a questão da intertextualidade” (Olga Rodrigues de Moraes Von Simson)

17h– Debate sobre os trabalhos apresentados

17h30– Encerramento das atividades

Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas