O evento é uma realização da Coordenadoria de Assistência Psicossocial da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da UFPA. Segundo a coordenadora, Nazaré Barbosa, a falta de controle financeiro provoca um efeito dominó, que pode desencadear vários fatores, como conflito familiar, problemas de relacionamento, desequilíbrio emocional, baixa produtividade no trabalho, entre outros. “Com as atividades propostas no encontro, queremos fazer com que o servidor passe a planejar melhor suas finanças e com isso tenha melhor qualidade de vida”, afirmou.
O encontro é direcionado à comunidade universitária e aos familiares de servidores. Além das mesas-redondas, os participantes responderam a testes e questionários relacionados às temáticas “Você é um comprador compulsivo?” e “Você faz o controle do seu orçamento familiar?”.
Para os servidores da Universidade, a Coordenadoria de Assistência Psicossocial da PROGEP vai disponibilizar, também, o agendamento do atendimento personalizado sobre gestão e orientação financeira pessoal e familiar.
Na abertura do encontro, houve uma mesa-redonda com exposição do professor da Faculdade de Economia, Dr. Gilberto de Souza Marques. Ele abordou a temática sobre planejamento financeiro e uso do cartão de crédito. “Não existe uma regra, cada um tem que avaliar a sua situação financeira e evitar o consumo excessivo”, ressaltou.
A delegada do Procon-PA, Carla Martins Barbosa, falou dos direitos dos consumidores e como estes podem evitar problemas financeiros, exigindo, principalmente, informações na hora da compra.
A segunda mesa-redonda contou com a presença da juíza Carolina Cerqueira de Miranda, que orientou, de forma prática, como procurar proteção rápida contra dano moral na relação de consumo.
Oniomania - A temática sobre o consumo compulsivo, chamado de “Oniomania”, também foi abordada. Dados da Sociedade Brasileira de Psiquiatria apontam que o transtorno atinge 3% da população mundial, sendo mais frequente entre o sexo feminino, com proporção de 4 mulheres para 1 homem. “O que caracteriza o fator patológico é a frequência e a forma inadequada de consumo, porque o compulsivo precisa de tudo e o tempo todo”, explicou a psicóloga Débora Pamplona, do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, instituição parceira da UFPA no Programa de Apoio Psicossocial (PAPS).
A programação do evento encerra nesta quarta-feira, 11, com a oficina “Saindo do vermelho” e a exibição do filme “Rosalie vai às compras”. O evento tem a parceria do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, do Procon-PA e do Tribunal de Justiça do Estado.
SERVIÇO:
Encontro Deixe suas contas no azul! Você pode!, do Projeto Educação para Gestão Financeira Pessoal e Familiar.
Data: 10 e 11 de agosto
Local: UFPA, Campus Guamá, Auditório do Capacit, em Belém.
Telefones de Contato: (91) 3201.7208
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.progep.ufpa.br/
Assessoria de Comunicação da UFPA