A referida iniciativa, lançada no final da sessão de e-Ciência do Encontro com a Ciência em Portugal – Ciência 2009, permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira direta e em tempo real, oferecendo tempo de processamento dos seus computadores para a realização de cálculo computacional de interesse científico por técnicas de computação distribuída semelhantes às da Computação Grid.
Sua pretensão é envolver o maior número possível de cidadãos na computação voluntária, usando a capacidade de cálculo de computadores em momentos de inatividade para realizarem as tarefas associadas a um projecto de investigação científica. Visa aproximar os cidadãos da investigação e dar-lhes a possibilidade de doarem tempo do seu computador, quando está inativo, para a produção de conhecimento científico e, ao mesmo tempo, fornecendo à comunidade científica uma poderosa ferramenta de cálculo.
Em outras palavras, é como se o computador se transformasse numa janela aberta para a ciência, criando um canal para o diálogo direto entre os investigadores e a sociedade.
Serviço:
Data: 19/07/2010
Horário: 16:00
Local: Auditório do LSD
Palestrante: Fermin Serrano Sanz
Universidade Federal de Campina Grande
Campina Grande, PB, Brasil