Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
PesquisadorO dia 8 de julho é dedicado ao pesquisador. Em razão disso, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove, no dia 9 de julho, a palestra Desafios e perspectivas da nova Capes frente ao processo de avaliação dos programas de pós-graduação, com o professor e diretor de avaliação da Capes, Livio Amaral. A atividade terá início com um coquetel, às 9h30, no anfiteatro do bloco 18 do campus de Santa Cruz do Sul. Lívio Amaral é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mesma instituição onde se tornou bacharel em Física no ano de 1974.
Foi na Ufrgs, também, que o professor realizou mestrado e doutorado. Em 1995, Amaral passou a integrar a Comissão de Consultores Científicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de Física e Astronomia. Nos últimos anos, o professor participou como membro do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior e do Comitê Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais, além de coordenador da área de materiais.

O professor exerceu diversos cargos de representação, consultoria e administração na Ufrgs, em agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no Ministério da Educação (MEC) e em fundações de amparo à pesquisa, bem como na Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem mais de 130 publicações em revistas especializadas. Em maio de 2009 foi cedido para exercer o cargo de diretor de avaliação da Capes.

Avaliação

O Sistema de Avaliação Capes abrange dois processos conduzidos por comissões de consultores vinculados a instituições das diferentes regiões do país: a Avaliação dos Programas de Pós-graduação e a Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação. O primeiro compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Os resultados, expressos pela atribuição de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subseqüente.

A Avaliação das Propostas de Cursos Novos de Pós-graduação é parte do rito estabelecido para a admissão de novos programas e cursos ao SNPG. Os dois processos são alicerçados em um mesmo conjunto de princípios, diretrizes e normas, compondo, assim, um só Sistema de Avaliação, cujas atividades são realizadas pelos mesmos agentes: os representantes e consultores acadêmicos.

Assessoria de Imprensa - Unisc