Programação:
1 e 3 de setembro (Quinta e Sábado), às 20h
Estamira
Direção: Marcos Prado
Duração: 120min
Ano: 2006
País: Brasil
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
2 e 4 de setembro (Sexta e Domingo), às 20h
Edifício Master
Direção: Eduardo Coutinho
Duração: 110 min
Ano: 2002
País: Brasil
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Em um emblemático prédio de Copacabana, a uma esquina da praia, moram cerca de quinhentas pessoas. A produção reúne depoimentos de 37 pessoas comuns que revelam à câmera seus dramas, sonhos, sentimentos íntimos e, em muitos casos, a solidão. O filme conquistou o prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado e no Festival de Havana, além de outras premiações nacionais e internacionais.
8 e 10 de setembro (Quinta e Sábado), às 20h.
Câncer
Direção: Glauber Rocha
Duração: 86min
Ano: 1972
País: Brasil
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Três personagens em 27 planos longos, improvisando situações cujo tema é a violência psicológica, sexual e racial. No comando, a improvisação total.
9 e 11 de setembro (Sexta e Domingo), às 20h
Glauber o filme: o labirinto do Brasil
Direção: Silvio Tendler
Duração: 98 min
Ano: 2003
País: Brasil
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: A vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e idéias explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.
15 e 17 de setembro (Quinta e Sábado), às 20h e 17 às 15h.
A Loucura Entre Nós
Direção: Fernanda Vareille
Duração: 65 min
Ano: 2016
País: Brasil
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Através dos corredores e grades de um hospital psiquiátrico, busca-se personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio de, principalmente, personagens femininos, o documentário exala as contradições da razão nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.
Sábado 17 de setembro às 15h.
Sessão Especial com Debate
EBP/SC e da equipe do Psicanálise vai ao cinema apresentam debate com o psiquiatra Dr. Marcelo Veras, autor do livro homônimo que inspirou o filme.
16 e 18 de setembro (Sexta e Domingo), às 20h
Bicho de Sete Cabeças
Direção: Laís Bodanzky
Duração: 74min
Ano: 2001
País: Brasil
Sinopse: Pai e filho possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
22 a 25 de setembro (Quinta a Domingo), às 20h.
Coleção Aloysio Raulino
Coleção Aloysio Raulino apresenta obras das décadas de 60 a 90 “de imensa qualidade, em que alia suas preocupações sócias a um impactante e inédito viés poético. O apuro visual e o invulgar trabalho sonoro são características marcantes que (…) permanecerão ao longo de toda sua obra”.
Quinta: Retorna, Vencedor. Ensino Vocacional. Lacrimosa. Arrasta a Bandeira Colorida. Jardim Nova Bahia. Teremos Infância. Tarumã. O Tigre e a Gazela. O Porto de Santos.
Sexta: Noites Paraguayas. Inventário da Rapina.
Sábado: Como Dança São Paulo. Graffitti: Nos Muros Recortados. São Paulo: Cinemacidade.
Domingo: Puberdade I, II e III.