Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
uniso logoNa próxima semana, de 26 a 30 de outubro 2015, será realizada a Semana de História, da Universidade de Sorocaba (Uniso), com palestras sobre temas diversos, como desafios educacionais, reconstituição histórica, a história na arte, direito e democracia no Brasil. O evento é aberto ao público e será realizado no Salão Vermelho do câmpus Trujillo (Av. General Osório, 35). A programação completa pode ser conferida no site da Uniso, no menu Eventos (www.uniso.br).
Programação
 
DIA 26 – Segunda-feira
19h30 - Palestra “Os desafios educacionais da contemporaneidade”
Arnaldo Pinto Jr., professor da Universidade Federal de São Carlos, desenvolve pesquisas que focalizam a formação de professores, abordando temas como ensino de História, memória, livro didático e modernidade.

DIA 27 – Terça-feira
18h - Seminário do Grupo de Pesquisa “Arquivos, Autoritarismo e Exclusão Social”
Apresentação dos resultados parciais das pesquisas sobre Imprensa e Autoritarismo, a Lei da Anistia de 1979, a Era Vargas e as perspectivas de uma história comparada do autoritarismo latino-americano.

19h30 - Palestra “O projeto Brasil nunca mais – reconstituição histórica”
Profa. Dra. Viviane Tessitore. Foi historiógrafa do Arquivo Público do Estado de São Paulo, coordenadora técnica do Projeto Reorganização dos Fundos e Coleções do Setor de Documentação do Museu Paulista /USP, membro do Comitê Nacional Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco e, atualmente,  exerce o cargo de historiógrafa do centro de Documentação e Informação Científica – CEDIC da PUC – SP.

DIA 28 – Quarta-feira
19h30 - Palestra “A história como matriz no processo de criação teatral”
Lilian de Lima, formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP), em Publicidade pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e em Expressão Vocal e Canto pelo Studio Voz em Movimento.
Com base em sua trajetória dentro do teatro de grupo em São Paulo, a atriz e cantora Lilian de Lima propõe uma reflexão sobre História, sociedade e política enquanto ponto de partida para criação dramatúrgica dentro da linguagem teatral.
Através de sua pesquisa acerca de fatos históricos relacionados à ditadura militar brasileira, realizada durante o processo de criação do espetáculo CANTATA PARA UM BASTIDOR DE UTOPIAS com a CIA DO TIJOLO e do solo musical COR DE CHUMBO, pretende dialogar com a plateia sobre como conteúdos históricos e biográficos podem provocar a produção artística. A memória revisitada, processada e, por fim, convertida em matéria narrativa, épica, poética, musical.

DIA 29 – Quinta-feira
18h - Palestra “O Direito e a Democracia no Brasil”
Desembargador Walter Cruz Swensson

19h30 - Palestra “Pirataria inglesa e o Brasil colonial”
Paulo Edson Alves dos Santos, professor da Uniso e Fatec de Sorocaba, mestre e doutor em tradução pela USP. Autor dos livros: Thomas Cavendish, o corsário de Ilhabela (2008), Catolicismo indígena (2010) e Crônicas do Cáucaso. Professor visitante na Universidade Estatal de Voronezh (Rússia), Pittisburg State University (EUA) e Coventry University (Inglaterra).

DIA 30 – Sexta-feira
19h30 - Palestra “Memorial da Resistência: a contribuição para a preservação e difusão da memória”
Kátia Felipini Neves, formação em Museologia (bacharelado pela Universidade Federal da Bahia), especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, mestrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa/Portugal e Coordenadora do Memorial de Resistência de São Paulo.