Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) participa, até o próximo domingo (18), da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Além de representar a Diretoria de Difusão Editorial da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), a EDUEPB constitui um dos 36 expositores que integram o pavilhão do Brasil, coordenado pela CBL e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto setorial Brazillian Publishers.
A representação da editora está apresentando uma série de propostas, envolvendo desde a comercialização de publicações à coedição de livros com editoras estrangeiras. No estande da editora exposto na Feira de Frankfurt se destacam sete títulos: “Costa Ribeiro: ensino, pesquisa e desenvolvimento da Física no Brasil”, de Wanderley Vitorino da Silva Filho; “Desenvolvimento regional: um problema político”, de José Otamar de Carvalho; “Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar”, de Cristiane Porto e Edméa Santos; “Imigração na União Europeia: uma leitura crítica a partir do nexo entre securitização, cidadania e identidade transnacional”, de Suzana de Souza Lima Velasco; “Literatura de multidão e intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente”, de Luciano Barbosa Justino; “Pensando a episteme comunicacional”, de Tiago Quiroga; e “Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas”, de Renato Dagnino.

“Costa Ribeiro” foi publicado no Brasil em coedição com a Livraria da Física e Tecnologia Social e com a Insular, editoras nacionais com alcance no mercado latino-americano. “Desenvolvimento regional”, “Facebook e educação” e “Imigração na União Europeia”, praticamente esgotados em suas versões impressas em português, fazem parte do catálogo de títulos cujas edições traduzidas estão sendo negociadas com parceiros internacionais. Potencial nessa direção também apresentam “Literatura de multidão e intermidialidade” e “Pensando a episteme comunicacional”, que foram lançados no início de setembro, durante a 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a maior feira literária do país. Pesa sobre essas obras o fato de terem sido aprovadas entre os novos títulos a serem publicados pelo SciELO Livros, contribuindo para ampliar substancialmente a marca da EDUEPB de 1,8 milhão de downloads, um dos maiores índices entre as editoras participantes de uma das redes de acesso e disponibilização de e-books mais importantes mundialmente.

A EDUEPB aposta que a participação na Feira de Frankfurt poderá gerar outro resultado significativo, inaugurando uma parceria exitosa com uma grande editora estrangeira, a Springer. Desde maio que se encontra em negociação um contrato de tradução para o português de dois livros publicados pela editora alemã: “The Laws of robots: crimes, contracts, and torts”, de Ugo Pagallo, professor da Universidade de Turim, Itália, especialista em direito de máquinas e sistemas inteligentes; e “Collective Rights and Digital Content”, de Cláudio Simão de Lucena Neto, professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, no Câmpus I, que recentemente concluiu mestrado na Bélgica e atualmente cursa doutorado em Portugal, especializando-se também na área de direito e tecnologia da informação.

“Estar presente no palco mais importante do mercado editorial e literário do mundo significa, desde o ano passado, uma meta permanente e ao mesmo tempo o grande desafio de 2015, quando a maioria das editoras brasileiras enfrenta sérias dificuldades econômico-financeiras”, disse o vice-reitor da UEPB, José Etham de Lucena Barbosa, em encontro mantido com o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) Luís Antonio Torelli, durante a solenidade de abertura do evento, na quarta-feira (14).

Segundo a CBL, a estimativa é que o volume de operações internacionais realizadas pelas editoras brasileiras em Frankfurt gire em torno dos US$ 2 milhões alcançados em 2014. “Contamos com nova localização no pavilhão, o que nos traz um maior alcance de público, e estamos atuando com intensidade para mostrar ao mundo que somos, de fato, exportadores de cultura”, ressalta o gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes. “No novo espaço, teremos uma área reservada para palestras e eventos, onde também ocorrerão os encontros entre editores”, acrescentou. Os expositores brasileiros terão rodadas de negociação, principalmente, com alemães e coreanos.

Além do vice-reitor José Etham e do professor Cláudio Simão, representa a EDUEPB na feira o docente Luciano do Nascimento Silva, do CCJ. O pesquisador é responsável pelo estabelecimento de duas convenções assinadas entre a UEPB e instituições italianas que serão ratificadas pela comitiva dos docentes paraibanos. A primeira delas envolve a Universidade de Estudos Internacionais de Roma (UNINT) e a segunda a Universidade de Salento, na cidade de Lecce. Dentre os projetos de cooperação e intercâmbio envolvidos sobressai a publicação de uma coleção na área de Sociologia do Direito, a ser publicada pela EDUEPB, em parceria com editoras universitárias italianas e brasileiras, cujo carro-chefe será a reedição e tradução de obras esgotadas do sociólogo e coordenador do Centro de Estudos sobre Risco da Universidade de Salento, Rafaelle De Giorgi.