Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
No próximo dia 29 de setembro, às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do programa Ciência às 19 horas, receberá a docente do Instituto de Física (IF/USP) Márcia de Almeida Rizutto para ministrar a palestra Primeiros imperadores do Brasil: a física pôde estudá-los. Como é de conhecimento de alguns, há três anos, uma pesquisa que envolveu estudiosos de diversas áreas foi realizada para se estudar os restos mortais do imperador Dom Pedro I e de suas esposas Leopoldina e Amélia.
Os restos, depositados na Capela Imperial do Monumento à Independência (São Paulo-SP), foram estudados com diferentes métodos, inclusive utilizando-se de estudos físico-químicos para entender os materiais e as condições de conservação dos restos mortais dos imperadores do Brasil.

Márcia demonstrará como as análises por metodologias físicas permitiram a compreensão da composição química dos objetos associados (metais, ossos, tecidos etc.) aos remanescentes humanos, bem como as degradações ocorridas devido à contaminação sofrida no ambiente no qual os materiais foram encontrados.  

A palestra será realizada no anfiteatro do IFSC “Professor Sérgio Mascarenhas”, e a entrada é gratuita.
O auditório fica localizado à Avenida Trabalhador sancarlense, 400, Parque Arnold Schimidt.
Para mais informações, acesse www.ciencia19h.ifsc.usp.br.