Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (29/08) e pela Univesp TV no domingo (30/08), traz a segunda parte da reportagem Em busca da energia escura. A primeira parte foi exibida em 22 de agosto. O programa apresenta projeto que reúne pesquisadores do Brasil e da Espanha com o objetivo de estudar a energia escura no Universo. Do lado brasileiro, o projeto tem o apoio da FAPESP no âmbito do Programa Equipamentos Multiusuários e de Projeto Temático.
Na segunda parte da reportagem o SP Pesquisa explica o funcionamento do telescópio principal, o T-250, e o princípio de obtenção de imagens e análise de dados do telescópio J-PAS (Javalambre – Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey), instalado na cidade de Teruel, na Espanha.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

A página com os programas no canal Univesp TV pode ser acessada também pelo site da FAPESP.

Agência FAPESP