Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O novo site da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA) já está no ar. Na interface, os usuários podem acessar vários serviços e produtos, com destaque para o Repositório Institucional (RIUFPA), para o Manual de Normalização e Sistema de Ficha Catalográfica (Ficat). Outra novidade é a assinatura da coleção de livros eletrônicos da eBook on EBSCOhost - Academic Complete Collection (Ebsco), com 92 mil títulos em todas as áreas do conhecimento para acesso e download com permissões. A BC é a primeira biblioteca da Região Norte a assinar a plataforma.
A base de dados da EBSCO Publishing já está disponível para acesso imediato dos alunos e professores da Instituição. A coleção cresce ao longo do tempo, sem nenhum custo adicional. Dentre as principais vantagens, o serviço oferece acesso online, simultâneo e ilimitado ou acesso remoto por meio de local de acesso restrito no website da Universidade; interface única de busca em português, o EBSCOhost; buscas por palavra-chave, assunto, autor, entre outros; além de disponibilizar estatísticas de uso. As duas modalidades para o acesso são: download do texto completo e download offline, para o que é preciso fazer o
cadastro no site .

Repositório Institucional - O Repositório Institucional da UFPA (Riufpa) mostra a produção dos docentes, pesquisadores e técnicos da UFPA em ciência e tecnologia, por meio da disponibilização de teses e dissertações, artigos científicos, capítulos, livros, trabalhos publicados em eventos. Segundo a diretora da Biblioteca, Graça Pena, o RIUFPA constitui um indicador da produção científica e acadêmica aprovada por pares publicados nas fontes de informação primárias e secundárias, nacionais e internacionais, respeitando-se o copyright e os direitos autorais.

Interessados em colaborar com o Repositório podem enviar e autorizar a publicação da íntegra de suas produções em formato digital pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Normalização e Ficha Catalográfica - O novo site disponibiliza, ainda, um Manual de Normalização, que contém orientações e recomendações mínimas para elaboração do trabalho acadêmico (TCC, teses e dissertações, monografias de especialização), baseado nas Normas de Documentação da ABNT; e o sistema automático de geração online de ficha catalográfica apenas para Teses e Dissertações, revisada pela Biblioteca, para acrescentar o assunto e a classificação dos trabalhos.

Mais informações no site da Biblioteca: http://bc.ufpa.br/site/