O idealizar e coordenador do festival Péricles Varella Gomes conta que a ideia surgiu há 11 anos, como uma forma de popularizar a Orquestra. “O festival foi uma forma de trazer os alunos para ver a orquestra, porque quem se apresenta convida os colegas e amigos para assistir e torcer”, explica Péricles, que completa “hoje uma das únicas apresentações da orquestra que tem fila para entrar é o Revele Seu Talento”.
A primeira etapa do festival é a inscrição dos candidatos para uma audição, em que são avaliados por uma comissão de jurados. Escolhidos os finalistas, a Orquestra elabora o arranjo de cada música, seja interpretação ou composição, e cada candidato tem a possibilidade de cantar na final com um arranjo feito exclusivamente para sua interpretação. De acord com o coodernador do festival, o número de inscritos cresce a cada ano. “No primeiro tivemos cerca de 30 candidatos. Este ano foram 97 inscritos para a audição e a tendência é aumentar. No ano que vem a ideia é fazermos dois dias de audições”.
Em 2012 são duas categorias: intepretação e composição. Os melhores intérprete e compositor ganham prêmio de R$ 1.500,00 cada, valor convertido em bolsa de estudos.