Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O programa de TV Jogo de Idéias, vai mostrar - ao vivo na sala Itaú Cultural - o trabalho de grandes profissionais da reportagem brasileira. Gente de várias gerações, com experiências diversificadas, mas antes de tudo, repórteres. Audálio Dantas (homenageado da série) José Hamilton Ribeiro, Eliane Brum, Ricardo Kotcho, Leonardo Sakamoto, Natália Viana, Rosângela Ramos estarão presentes nas mesas de debate das gravações do programa.
O encontro desses jornalistas - com a participação do público presente - vai permitir refletir sobre este momento em que o jornalismo muda, mas a reportagem não. A reportagem, ofício nascido do espanto, como a filosofia, mas que vai escarafunchar as periferias da terra e do homem para buscar sua matéria-prima, segue exigindo o mesmo de quem a ela ousa se entregar: olhar e escuta. Presença.

As novas mídias mudaram as relações de poder entre o Estado, a sociedade e a imprensa, e ampliaram o número e a diversidade dos narradores da vida cotidiana. Nesse mundo novidadeiro e mutante, ao contrário do que dizem os apocalípticos, a reportagem se fortalece.

Veja abaixo o local do evento, como se inscrever, programação, certificados e perfís dos convidados.

A curadoria é da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum. Apresentação do programa: jornalista Claudiney Ferreira.


Programação

Dia 1 dezembro quinta
18h – Natália Viana e José Hamilton Ribeiro
20h – Audálio Dantas é entrevistado por José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho, Claudiney Ferreira e Eliane Brum
(um pequeno coquetel em homenagem a Audálio Dantas será servido após a gravação do segundo programa)


Dia 2 dezembro sexta
18h – Leonardo Sakamoto e Ricardo Kotscho
20h – Audálio Dantas, Claudiney Ferreira e Eliane Brum entrevistam Rosângela Ramos

Serviços
LOCAL: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [metrô Brigadeiro] - São Paulo | SP. Entrada franca.
INGRESSOS: começam a ser distribuídos 30 minutos antes da primeira sessão (um ingresso dá direito a assistir às duas gravações do dia).
COMO SE INSCREVER: envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e apenas mencione o seu nome completo e atividade que exerce. Nada mais.
Você receberá uma confirmação de presença e seu nome entrará na lista da Recepção do evento. Vagas limitadas: 247 lugares.
CERTIFICADO: Carga horária de 6 horas, para aqueles que comparecerem aos dois dias de gravação.


O Homenageado
O grande homenageado da série é Audálio Dantas, jornalista que conta o Brasil – e é contado por ele. É, ao mesmo tempo, protagonista da História, como cidadão, e contador de histórias reais, como jornalista. Para a curadora da série, Eliane Brum. “ o passado contém uma dose de dignidade maior porque ele esteve lá, mas Audálio segue fazendo sua parte para desenhar o futuro. Não fosse o fato de as solas dos seus sapatos se manterem gastas, e as pontas um tanto empoeiradas, seria plausível acreditar que Audálio tem rodinhas nos pés. Entre as muitas qualidades que fizeram dele um dos grandes repórteres do século XX, encontra-se uma bem rara: a de manter a mente livre das teias de aranha e dos suspiros da nostalgia, sempre ansioso por estar de passos dados com o mundo e metendo o nariz onde é – e não é - chamado.”

Os entrevistados

Audálio Dantas é jornalista nascido em Tanque D’ Arca (AL). Iniciou sua carreira no início da década de 50, como repórter da Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), na capital paulista, passando depois pelas redações das revistas O Cruzeiro, onde foi redator e chefe de reportagem; Quatro Rodas, como editor de turismo e redator-chefe; Realidade, como redator e editor; Manchete, como chefe de redação; e Nova como editor. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e também da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), além de vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Atualmente é diretor da revista Negócios da Comunicação e dedica-se a criação de produção de projetos culturais.

José Hamilton Ribeiro é jornalista há mais de 50 anos, tendo se especializado em cobertura de guerra, que fez para veículos como Realidade, Folha de S.Paulo e Rede Globo. Autor de 15 livros derivados de suas reportagens, atualmente atua na Globo, como repórter e editor do programa Globo Rural.

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP e ex-professor na USP, trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Mantém o blog http://blogdosakamoto.uol.com.br/.

Eliane Brum, curadora da série Repórter, é repórter, escritora e documentarista. Tem quatro livros publicados: Coluna Prestes - O Avesso da Lenda, A Vida Que Ninguém Vê, O Olho da Rua - Uma Repórter em Busca da Literatura da Vida Real e um primeiro romance, Uma Duas. Estreou no cinema de documentário como codiretora e corroteirista de Uma História Severina e em 2010 codirigiu Gretchen Filme Estrada. Atualmente é colunista do site da Revista Época (http://revistaepoca.globo.com/palavrachave/eliane-brum/).

Natália Viana é jornalista há pouco mais de cinco anos e representa a nova geração de repórteres. É uma das fundadoras da Agência Pública ( http://apublica.org/ ), uma das primeiras experiências no Brasil de produção de jornalismo investigativo independente sem fins lucrativos. Parceira da Wikileaks ( http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/about/), fez parte da equipe que selecionou, traduziu e divulgou os documentos secretos da diplomacia americana que abalaram o planeta a partir de 2010.

Ricardo Kotscho é jornalista desde a década de 1960, tendo passado por boa parte dos principais veículos de comunicação do Brasil, seja de mídia impressa ou TV. Foi repórter, editor, chefe de reportagem e diretor de redação. Foi correspondente na Europa nos anos 1970 e exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004. Tem 19 livros publicados, entre os quais Do Golpe ao Planalto- Uma vida de Repórter e A Prática da Reportagem. Atualmente é repórter especial da revista Brasileiros, comentarista do Jornal da Record News e mantém o blog http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/.

Rosângela Ramos é repórter do jornal Boca de Rua, de Porto Alegre, que completou 11 anos de existência e é um dos poucos no mundo em que moradores de rua são ao mesmo tempo jornalistas e jornaleiros: elaboram a pauta, entrevistam, fotografam e depois vendem o jornal ( http://bocaderuanainternet.blogspot.com/ ).