A obra lista todos os 2.073 sítios já identificados no Estado e resulta na primeira catalogação sistemática de todos os sítios arqueológicos conhecidos em Santa Catarina, fornecendo assim um importante panorama do que se conhece até hoje da ocupação anterior do Estado de Santa Catarina. Para as escolas, pode ser uma importante fonte de referências. Para arqueólogos e historiadores de todo o país, uma rica base de pesquisas.
Para produzir o livro, os autores não se limitaram apenas às suas próprias pesquisas, mas levantaram a biografia existente para resgatar trabalhos já realizados por outros pesquisadores, assim como resgataram todas as informações constantes de relatos do IPHAN, Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do Ministério da Cultura, os repositórios normais dos resultados de pesquisas efetuadas por arqueólogos.
Ao fazer um registro único e uniforme de todos os sítios arqueológicos, os autores tiveram que padronizar as informações e a forma de registro de cada um deles. Assim, também propõe uma nova sistemática de padronização nos registros, o que não existe até hoje e muitas vezes dificulta o trabalho de arqueólogos que se debruçam sobre pesquisas já realizadas.
“Panorama Arqueológico de Santa Catarina”, Editora Unisul, 306 páginas,
R$ 40,00
À venda nas livrarias Atlantis e Lat BookBrasil (São Paulo).
Pela internet: pelo site da Saraiva e da Editora Unisul (www.editora.unisul.br)
Assessoria de Imprensa - Divulgação Científica
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina