O livro, o segundo de uma série planejada para três volumes sobre a vida de Jesus, percorre o ciclo que a Igreja Católica celebra na Semana Santa, acompanhando os momentos da morte e ressurreição de Cristo. Trata-se de uma extensa reflexão bíblica e teológica de Bento XVI sobre os Evangelhos, acompanhada por várias citações de estudiosos e especialistas nestes temas.
Lançada no dia 10 de março, a obra, com 350 páginas e publicada em sete línguas (alemão, italiano, inglês, espanhol, francês, português e polaco), se inicia com a entrada de Jesus em Jerusalém, evoca a cerimônia do lava-pés, passa pela Última Ceia, aborda o caminho do Monte das Oliveiras, a crucificação e deposição de Jesus no sepulcro, até chegar à ressurreição.
O primeiro volume de Jesus de Nazaré foi publicado em 2007 e trata da vida de Cristo desde o Batismo até a Transfiguração. O terceiro volume está sendo escrito por Bento XVI e abordará os chamados Evangelhos da Infância, sobre os primeiros anos da vida de Jesus.
Sobre o cardeal Marc Ouellet
Prefeito da Congregação para os Bispos, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina no Vaticano, arcebispo emérito do Quebéc e primaz do Canadá, o cardeal Ouellet nasceu em La Motte, região de Abitibi, na província do Quebec. Tem formação em Filosofia, Pedagogia e Teologia, com pós-graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino em Roma e doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atuou na Colômbia e no Canadá como professor e reitor (Seminário de Manizales e Seminário Maior de Montreal, entre outros).
No vasto currículo do cardeal canadense, constam atuações como consultor da Congregação para o Clero, no Vaticano, e do Conselho Geral da Congregação de São Suplício. Em dicastérios vaticanos, é ainda membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para a Educação Católica, do Pontifício Conselho para a Cultura, do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, entre outros.