A pesquisa que deu origem ao livro abordou a tradição de se fazer e se comprar o pão na padaria mais antiga de Curitiba ainda em atividade - a Padaria América foi fundada em 1913.
"Procuramos entender o que levou e leva uma padaria a conseguir se manter no mercado durante tanto tempo, qual o significado desta tradição e o que a comida (na forma de broas, bolos, bolachas) pode representar aos indivíduos", explica Juliana.
A pesquisadora trabalhou com a história oral, entrevistando clientes, a família Engelhardt e funcionários, alguns com mais de 40 anos de serviço no local.
A história da padaria, segundo Juliana, está intimamente ligada à história de Curitiba, suas modificações ocorreram como reflexo das modificações da cidade e de sua sociedade.
Ao final do lançamento, haverá sessão de autógrafos e será servido um coquetel preparado pela equipe da Padaria América. O livro tem incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Serviço
Lançamento do Livro "Padaria América e o pão das gerações curitibanas"
Bate-papo com Juliana Reinhardt, o professor Carlos Antunes (UFPR) e o bisneto do fundador da Padaria América, Eduardo Engelhardt
Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui.
17.mar.2011
19 horas
Assessoria de Comunicação Social da UFPR