O evento comemorará o Dia do Bibliotecário e é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX), o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da UNITAU e o movimento mundial Bookcrossing, que estimula a troca de livros entre as pessoas.
No dia 15, após uma apresentação de Maracatu na Praça Dom Epaminondas, às 12h, os livros serão “soltos” da jaula e distribuídos em locais públicos, como rodoviárias e praças. Em seguida, haverá uma explicação sobre o Dia do Bibliotecário e a importância da leitura. “A função do bibliotecário também é difundir a cultura, e o livro é uma das principais ferramentas promotoras da circulação do conhecimento”, explica a coordenadora do SIBI, Márcia Maria de Moura Ribeiro.
Após o evento, as pessoas serão motivadas a ler e a deixar os livros em locais públicos para serem encontrados e lidos por outros que, por sua vez, farão o mesmo. Na capa e no verso dos livros, as pessoas encontrarão uma etiqueta de registro do Bookcrossing. Assim, o leitor poderá informar onde recebeu a obra e depois registrar qual será o novo destino da publicação.
“Mais uma vez estamos reafirmando nosso compromisso com a comunidade. Essa ação faz parte de nosso projeto de incentivo à leitura, iniciado no ano passado. Estamos atentos a todas as iniciativas que tragam benefícios para a comunidade e que estejam de acordo com nossa linha de trabalho”, explica o Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade.
Movimento BookCrossing
O Bookcrossing vem crescendo no Brasil. A ideia principal do movimento é de ler um bom livro, registrar o número BCID (BookCrossing Identification Number) no site www.bookcrossing.com.br e libertá-lo, passando para um amigo ou deixando-o em um local público.
Ao registrar a publicação, o site automaticamente gera um número de identificação para cada obra, que permite ao “dono” original e a todos os que já o leram terem notícias da viagem do livro pelo mundo.
O projeto está presente em 130 países, com mais de 6 milhões de livros registrados e 852 mil membros.
ACOM / UNITAU