Segundo ela ainda, “receberemos obras não muito comuns, o que ajuda a completar nosso acervo de brasilianas, com várias obras escritas por autores estrangeiros sobre o Brasil”.
José Ephim Mindlin nasceu em 1914, exercendo a profissão de advogado e empresário, e dedicando parte de sua vida aos livros como bibliófilo. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e fundou a empresa Metal Leve, uma potência nacional no setor de peças de automóveis.
Com a aposentadoria como empresário, passou a dedicar-se integralmente aos livros, acumulando um acervo de aproximadamente 45 mil volumes, incluindo obras de literatura brasileira e portuguesa, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas. Guita faleceu em 2006 e José Mindlin em fevereiro deste ano.
Dentre as obras doadas para o UNIFIEO, destacam-se: Edição fac-similada de Os Lusíadas, de Luis de Camões (1572); A menina do narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato (1920); Desenvolvimento da civilização material no Brasil, de Afonso Arinos de Mello Franco (1944); Machado de Assis e a política e outros estudos, de Brito Broca (1957).
Assessoria de Imprensa UNIFIEO