Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
musicistaNem o forte calor que fez em Dourados na tarde da última sexta-feira (3) desanimou aqueles que foram prestigiar a apresentação especial que a Orquestra de Câmara fez na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento foi realizado às 15h30 permitindo que funcionários e alunos da Universidade assistissem à apresentação. A plateia acompanhou atenta às canções de estilo erudito, mas foram as composições de Ennio Morricone que atraíram os aplausos mais altos. As músicas do maestro italiano são famosas mundialmente por embalar trilhas sonoras de filmes consagrados como “Cinema Paradiso” (dirigido por Giuseppe Tornatore/1988) e “A Missão” (dirigido por Roland Joffé/1986). Na ocasião não faltou quem cantarolasse discretamente as trilhas de Morricone.
Não bastasse a qualidade instrumental apresentada pela Orquestra de Câmara da UEMS, a apresentação teve uma participação especial emocionou os presentes. A cantora lírica canadense Lóide Ballarino, que está em Dourados há menos de um ano, abrilhantou o evento com rara afinação. Em 2011 Lóide será a preparadora vocal do madrigal da UEMS.

“A maioria das pessoas pensam que não vão conseguir entender a música erudita, que não vão aproveitar, mas quando começa a música todos se emocionam”, diz a regente da orquestra Miriam Suzuki.

Juliana Andrekowisk Couto é prova da constatação de Miriam. A jovem de 26 anos não tem formação musical erudita, tampouco conhece os maiores nomes contemporâneos da música clássica. O não acesso cotidiano a esta expressão artística, todavia, não impediu que Juliana se deliciasse a cada novo tema entoado pela orquestra. “Eu não imaginava que aqui (na UEMS) tinha músicos dessa qualidade. A apresentação foi maravilhosa”, avaliou Juliana, que não é aluna, ou funcionária, da Universidade, mas esteve no local para prestigiar o evento.

Assessoria de imprensa / UEMS