Ela vai explicar também que a percepção dos homens sobre maldade e bondade de determinados animais tem origem na utilidade que os mesmos representavam para a sociedade.
Já a pesquisadora do Arquivo Nacional, Cláudia Heynemann, autora do artigo “Entre lobos e cordeiros” vai comentar que a relação entre o homem e a natureza dependeu de crenças, visões científicas e filosóficas, e da cultura das diferentes sociedades. O lugar que os animais selvagens ou de estimação ocuparam fornece um caminho para compreensão da história humana e a definição dos espaços sociais ao longo da História.
No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. E ao fim do encontro, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano.
A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).
A revista – Desde o lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional e com o patrocínio da Petrobras. O conteúdo integral de todas as edições também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br.