Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
furg_logoA comunidade regional poderá prestigiar de 16 a 20 de agosto as diversas atrações culturais preparadas para comemorar os 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os destaques são para o show nativista de Aluísio Rockembach – Quinteto, com o lançamento do CD Santa Flor, na terça-feira, e o Concerto 41 anos da FURG, com a Orquestra Filarmônica, Coro e Solistas da Sociedade Música pela Música de Pelotas, na quarta-feira, ambos no Cidec-Sul, Campus Carreiros.
As atividades culturais iniciam na segunda-feira, 16, às 16h, com o lançamento do catálogo e exposição “FURG revelando seus espaços”, no Mercado Público. O evento marca o encerramento da exposição iniciada por ocasião dos 40 anos da FURG, em 2009. A exposição apresenta ao público uma série de imagens sobre o passado e o futuro da Universidade Federal do Rio Grande, com produção fotográfica de Célia Pereira, Lucila Pereira Isoldi e Miguel Isoldi, além de fotografias antigas dos acervos do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos-Nume, Pró-Reitoria de Infraestrutura e Assessoria de Comunicação Social da FURG.

Na terça-feira, 17, às 9h, está programada a abertura da exposição Diálogos, do artista plástico rio-grandino Marcelo Calheiros, no espaço Cultural da Reitoria, Campus Carreiros. A proposta é apresentar à comunidade acadêmica e em geral diversos trabalhos da trajetória do artista, em pintura, desenho e gravura, num novo olhar sobre diferentes técnicas, linguagens e períodos da obra de Calheiros, que integra o Grupo Cupins da Gravura, do Curso de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da FURG. A exposição segue até 31 de agosto, em horário de expediente, das 8h às 12h e das 14hmin às 17h30min, no primeiro de muitos momentos de arte previstos para o Espaço Cultural da Reitoria nos próximos meses.

Ainda na terça-feira, o Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos (Nume/FURG) realiza Jornada Cultural, no Campus Cidade, auditório do Instituto Federal Rio Grande do Sul. A atividade inicia às 14h, voltada ao público em geral, com palestra do presidente do Nume Osvaldo Barbosa sobre a trajetória do Núcleo, seguida das falas de Vanessa Teixeira e Janice Salomão Hieas, integrantes da equipe, sobre as políticas implantadas com a modernização do Núcleo. A jornada encerra com palestra da diretora do Museu Municipal Parque da Baronesa, de Pelotas, Annelise Montone.

À noite, o show de Aluisio Rockembach – Quinteto apresenta o CD Santa Flor, às 20h, no Cidec-Sul. O trabalho é sucesso de crítica, trazendo o acordeonista acompanhado dos músicos Luciano Fagundes (violões e guitarra), Carissa Ferreira (violino), Douglas Vallejos (sax), Nando Barcellos (percussão) e Fabrício Moura (contrabaixo).

O músico, compositor, produtor e arranjador, Aluísio Rockembach soma nove anos de carreira prêmios em importantes festivais, como Reponte da Canção Nativa de São Lourenço do Sul, Martim Fierro de Santana do Livramento, Reculuta de Guaíba, Galponeira de Bagé e Sapecada de Lages SC. Além do trabalho instrumental, Rockembach é integrante do grupo que acompanha o cantor Luiz Marenco desde 2005 e cursa Produção Fonográfica na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Na quarta-feira, 18, a programação traz o lançamento do projeto “FURG Abrindo Horizontes”, às 14h30min, na sede do Nume, no prédio central do Campus Cidade. Na ocasião, 21 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant'ana participarão de passeio cultural iniciando no Nume e seguindo para o Museu da Comunicação, Museus Náutico, Oceanográfico e Antártico, encerrando na Estação de Apoio Antártico-Esantar, Campus Carreiros. O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, para crianças das escolas municipais. Além de passeios culturais ele envolverá passeios científicos pelos laboratórios da FURG.

À noite, o Concerto 41 anos da FURG é o ponto alto da programação, levando ao Cidec-Sul, às 20h30min, a Orquestra Filarmônica, Coro e Solistas da Sociedade Pelotese Música pela Música, sob a regência do maestro Sergio Sisto. O público poderá conferir as belas vozes da soprano Carla Domingues, do tenor Giovani Tristacci e do barítono Sergio dos Santos. Ao todo, 140 integrantes - 60 instrumentistas e um coro de 80 vozes - participam do Concerto que faz parte de projeto aprovado pela Lei Rouanet e teve primeira apresentação na 18ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em Pelotas.

Na quinta-feira, 19, o Cidec-Sul recebe a Mostra do Núcleo Artístico-Cultural (NAC/FURG), às 20h. A noite apresentará um pouco da produção artística e cultural desenvolvida na Universidade. São atrações o Grupo de Dança e Cultura Africana (Intermult), o Grupo de Dança Terpsícore, o Grupo de Percussão do Centro de Convívio dos Meninos do Mar, o Quarteto de Metais, o Quarteto de Trombone e a Big Band, além dos quatro corais da FURG: do Núcleo Universitário da Terceira Idade (Nuti), Vozes da Francofonia, Oficina Vocal Vozes do Mar – ArtEstação e Universitário.

Encerrando as atividades culturais, o Grupo de Dança e Cultura Africana (Intermult) ministrará oficina de dança afro, no Centro de Convivência do Campus Carreiros, às 19h. Todas as atividades culturais da programação dos 41 anos da FURG são abertas à comunidade em geral, com entrada franca.

Assessoria de Comunicação Social - FURG