Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ema-klabin-logoA Fundação Ema Gordon Klabin, no Jardim Europa, vem se tornando um novo pólo cultural da cidade de São Paulo. Apostando na diversidade de culturas presentes na cidade paulista, a Fundação inicia uma nova série de apresentações musicais. Música do Mundo trará grupos que representam as mais diversas culturas do planeta. Neste semestre, apresentará  música árabe, africana, argentina, japonesa e judaica. Os eventos têm entrada franca e acontecem todo o segundo sábado de cada mês, a partir das 16h30.
De acordo com o curador do Museu, Paulo de Freitas Costa, serão cinco apresentações. “Do Oriente Médio, a elaborada música de Sami Bordokan, que se inspira na tradição da Andaluzia muçulmana e no repertório árabe do século XIX. Do Oeste da África, a percussão e o entusiasmo da dança do Ballet Afro Koteban, formado por músicos e dançarinos brasileiros e africanos, influenciados pela cultura Mandingue/Malinké. O premiado grupo de Taiko Todoroki Daiko apresentará a força da tradição da música japonesa, que se prepara para o Festival de Nagoya de 2011. A complexidade e a beleza dos arranjos da música argentina estarão presentes no repertório do Trio Jogando Tango. A cultura judaica, do Leste Europeu, e a animação da música ídiche serão representadas pela banda Klezmer Brasil, que encerra a temporada de 2010” , explica o curador.

Todos os grupos participantes se dedicam à pesquisa da música, dos ritmos, da língua, dos instrumentos e do espírito de cada uma das culturas presentes, levando ao público novas linguagens e visões de mundo através da música e da arte. As apresentações serão realizadas com o apoio da Klabin, eleita a melhor empresa do setor de papel e celulose.

Além de dar início à série Música do Mundo, a Fundação Ema Klabin mantém, desde 2009, o programa Tardes Musicais, com recitais todos os últimos sábados do mês, sempre às 16h30. No segundo semestre, a programação será voltada ao jazz e ao blues.

Antes das apresentações musicais, o público pode, a partir das 15h30, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post.

Serviço:

Programa Música do Mundo

14/08 – Música Árabe- Sami Bordokan
11/09 – Música Africana - Ballet Afro Koteban
16/10 – Música Japonesa – Todoroki Daiko
13/11 – Música Argentina – Trio Jogando Tango
11/12  - Música Judaica- Klezmer Brasil

Horário: 16h30, sem necessidade de reserva.

Visita ao acervo, a partir das 15h30.

Custo: Entrada Franca.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br