Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Prof. Ms. Luiz Fernando de Almeida Candelária Junior, da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi um dos vencedores do Mapa Cultural Paulista 2009/2010. Candelária concorreu na categoria Artes Visuais – Fotografia com o trabalho "Cultura, Tradição e Religião", que retrata a cidade de São Luiz do Paraitinga. Dentre os 18 fotógrafos participantes, apenas cinco foram premiados pelo concurso – as obras selecionadas integrarão uma mostra itinerante, que circulará por cidades do interior de São Paulo.
unitau-saoluiz-1A modalidade Artes Visuais, que contempla as artes plásticas, fotográficas e desenhos de humor, reuniu 146 obras de 65 artistas de 50 municípios de todas as regiões do Estado na fase estadual da competição. Além de integrarem uma exposição no Espaço Funarte, todos os trabalhos que participaram da fase estadual serão reunidos em um catálogo oficial que será distribuído para 645 cidades de São Paulo. “O resultado é gratificante porque, além de dar visibilidade ao meu trabalho, também oferece destaque à cidade de São Luiz do Paraitinga e às características culturais do município”, avalia o professor.

unitau-saoluiz-2 Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem por objetivo identificar e mapear a produção artística do Estado de São Paulo. Realizado pelo governo estadual e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, o projeto abrange seis expressões culturais: Vídeo, Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral e Literatura.

PREMIAÇÕES – Em 2009, Candelária figurou entre os vencedores do concurso SOS Mata Atlântica, que selecionou 25 imagens dentre obras de fotógrafos de todo o País para compor seu acervo oficial. A imagem, intitulada “La Resistance”, retrata a resistência de uma árvore nativa em contraste com a invasão das plantações de eucalipto. O professor também já se classificou entre os três talentos da Fotografia Artística do Brasil, em concurso realizado pelo site Vila foto, e, em 2003, foi considerado um dos 15 novos talentos de Fotografia de Moda, durante o São Paulo Fashion Week.

ACOM/UNITAU