Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
sartrePara celebrar o cinquentenário da passagem do filósofo francês Jean-Paul Sartre pelo Brasil e do lançamento do seu livro "A crítica da razão dialética", o Grupo de Estudos Sartre (GES) do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vai realizar de 28 a 31 de julho, o III Seminário do Grupo de Estudos Sartre. O evento acontecerá no Centro de Humanidades (CH) da UECE Campus de Fátima na Avenida Luciano Carneiro, 345, bairro de Fátima.
O III Seminário do Grupo de Estudos Sartre é aberto ao público e os interessados já podem se inscrever, no hall de entrada do CH, no horário das 9h às 12h e das 18h às 20h. Os participantes não residentes no Ceará devem agendar as inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A taxa é de R$ 15,00, que pode ser paga no dia da abertura do seminário e com direito a pasta, bloco de notas, caneta e  
a revista "Cadernos Sartre".

O evento pretende fazer um resgate histórico, político e artístico do pensamento sartriano no período compreendido, principalmente, entre a década 1960-1970, quando Sartre visita o Brasil, de norte a sul, durante dois meses juntamente com a sua companheira Simone de Beauvoir. Para uma temporada de dois meses, Sartre e Simone chegaram ao Brasil, em agosto de 1960, e no dia 31 deste mesmo mês, dava a sua primeira entrevista à imprensa brasileira. Jean-Paul Sartre veio ao Ceará e visitou, inclusive, a Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo recebido pelo Reitor Antônio Martins Filho. Nesse evento, os diferentes acontecimentos da vida de Sartre, como o pensamento existencialista e marxista do filósofo francês será exaustivamente debatido.

O convite para visitar o Brasil partiu do escritor baiano Jorge amado e de alguns intelectuais brasileiros. Na mesma época, ou seja, em 1960, Sartre lançaria o seu livro "A crítica da razão dialética". O GES, com a realização do III Seminário do Grupo de Estudos Sartre comemora os cinqüenta anos da vinda do filósofo ao Brasil e o lançamento de seu livro.

O filósofo, romancista e dramaturgo francês nasceu em Paris, no dia 21 de junho de 1905, e morreu aos 74 anos, no dia 15 de abril de 1980. Jean-Paul Sartre é um dos maiores nomes da filosofia existencialista do século XX, que tem como instrumento de conhecimento a existência do ser no mundo.

Segundo a comissão organizadora, a programação do seminário consta de conferências realizadas por professores renomados, mesas redondas, minicursos, oficinas de arte, lançamento da revista "Cadernos Sartre 3", espetáculo de dança, música e teatro, café filosófico, comunicações de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Assessoria de Comunicação
Universidade Estadual do Ceará (UECE
)