As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de setembro. Todos os participantes receberão certificado.
A programação do evento conta com palestrantes convidados e será composta por mesas de debates, além da exibição de documentários com imagens da época. No dia 8, por exemplo, o professor Eduardo Barros Mariutti (IE/Unicamp) apresenta a mesa "IGGM: as raízes do conflito e suas implicações sociais". Haverá também a exibição do documentário "Às Armas!", que apresentam imagens de época sobre o início das hostilidades que deflagraram a Primeira Guerra. Já no dia 9 a professora Mônica Caron, do DGTH, ministrará palestra sobre a produção literária relacionada à Primeira Guerra Mundial. O site do evento disponibiliza a programação completa, e mantém um acervo de imagens, textos e links relacionados à Primeira Guerra Mundial.
A coordenadora do evento, a professora Rita de Cássia Lana, do DGTH, explica que a data escolhida para a realização do ciclo "relembra a ocorrência da Batalha de Marne (de 5 a 12 de setembro de 1914), na França, considerada por diversos especialistas em história militar como uma das mais relevantes e sangrentas do conflito. A professora ainda ressalta a relevância de se discutir a Primeira Guerra mesmo 100 anos após o inicio. "Muitos concordam que dentre as consequências que permanecem até hoje entre nós, destaca-se a aceleração do processo de descolonização, com a decadência dos antigos impérios coloniais e o surgimento de outras vertentes de imperialismo (influência econômica dos Estados Unidos, acentuadamente após a Grande Depressão, e o surgimento da URSS, a partir de 1917). Na área da Medicina, muitas técnicas cirúrgicas e inovações para os problemas de mutilados e feridos de guerra, busca de novas drogas e métodos de tratamento de doenças surgiram no front".
As inscrições podem ser feitas online no site centenario-grande-guerra.net até o dia 5 de setembro ou até o dia 8 de setembro pessoalmente no auditório do edifício ATLab da UFSCar. O Campus Sorocaba fica na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110 Bairro do Itinga.