Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Em cartaz de 1º de setembro a 30 de outubro, a exposição “Mulheres na coleção do Museu Histórico Nacional” integra as comemorações da 5º Primavera de Museus, promovida pelo IBRAM, esse ano com o tema “Mulheres, Museus e Memória”. A exposição reúne 200 itens, entre os quais a escultura de Minerva, deusa romana da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, mas também da misericórdia e da pátria; iconografia e peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobres; rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família; fotografias de mulheres indígenas, indumentária e acessórios e medalhas com representações femininas.
Em exposição, ainda, as caricaturas da artista plástica Nair de Teffé, esposa do Presidente Hermes da Fonseca, que, sob o pseudônimo de RIAN, retratou políticos e personalidades de sua época, e o quadro de Anita Garibaldi, considerada no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem, pela sua participação na Revolução Farroupilha no sul do Brasil e, posteriormente, na luta pela unificação da Itália.

Em destaque, ainda, uma instalação com leques, iconografia sobre o seu uso e de um vaso ritual japonês em bronze, com figura feminina portando um leque; um núcleo dedicado ao matrimônio, com vestidos de noiva e acessórios, além de nove vestidos, que demonstram a evolução da indumentária do início do século XX a 2011.

No dia 21 de setembro, às 10h, será realizada com entrada franca a Mesa Redonda “A Construção da Cidadania Feminina no Brasil”, com a participação da jornalista Ana Arruda Callado, da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher e da escritora Mary Del Priori, seguida de visita guiada à exposição.

Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
www.museuhistoriconacional.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 21-25509220

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 6,00 (seis reais)

Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários doIBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.