Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Uma comitiva do Grupo de Estudos Walter Accorsi (GEWA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, organizará em Bérgamo, na Itália, a exposição Preziose per la Salute, Le Piante della Flora Brasiliana Nativa, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas. O objetivo da exposição é divulgar os estudos de plantas medicinais brasileiras no exterior. A comitiva viajará pela Europa durante os dias 30 de abril e 14 de maio a fim de visitar instituições ligadas à botânica e organizar a exposição cuja inauguração está prevista para julho.
O GEWA foi criado em 2007. Entre suas diversas atividades, está o levantamento etnobotânico, ou seja, inventários de plantas medicinais de uso popular, nativas da floresta atlântica. Depois de dois anos de pesquisa, um grande acervo de material vegetal e fotográfico foi gerado e, a partir dá surgiu a idéia de se fazer uma exposição de caráter internacional a fim de divulgar a biodiversidade vegetal brasileira. A idéia da exposição na Itália surgiu quando o coordenador do grupo, professor Lindolpho Capellari Jr., do Departamento de Ciências Biológicas (LCB) da Esalq, foi à Bérgamo, no ano passado, conhecer espécies vegetais europeias, utilizadas na fitoterapia brasileira.

Participarão da viagem, além do professor Capellari, a farmacêutica Walterly Moretti Accorsi e seis alunos de graduação – Cláudia Resende do Nascimento, Maurício Félix da Silva, e Danuta Maria Vassão, do curso de Engenharia Agronômica, e Sheron Agnez da Silva, Letícia Maria Cabral e Jorge Luiz Cambui Melli, do curso de Gestão Ambiental.

Mais informações: (19) 3447-8613 e 3429-4485/4109

Agência USP